Em busca de uma melhor preparação para a temporada 2024, o paranavaiense Carlos Henrique de Souza (Carlinhos), 33 anos, passa por um período de treinamentos no Quênia. O corredor está no continente africano desde o dia 2 de janeiro e tem retorno programado para o Brasil em 5 de março.
Principal corredor do Paraná em provas de 5 e 10 km, Carlinhos pretende participar em 2024 da Maratona de Porto Alegre, Corrida de Tiradentes e Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro.
No Quênia, Carlinhos vem treinando quase que diariamente. Na segunda-feira, ele corre um trajeto de 22 a 24 quilômetros. Já na terça-feira, o treinamento é de percursos mais curto. Na quarta-feira corre 18 quilômetros, no período da manhã, e fortalecimento muscular à tarde. Na quinta-feira é quando faz o maior percurso, de 30 a 40 quilômetros. Sexta-feira faz uma carga menor de trabalho. E para fechar a semana, no sábado faz 18 quilômetros alternando a intensidade da corrida.
“Os treinos aqui têm sido produtivos e com muita intensidade”, contou o atleta.
Carlinhos está sendo preparado pelo queniano Nicolas, treinador do último campeão da São Silvestre.
“Aqui estou aprendendo todos os dias. É uma experiência única.”
Em 2023, Carlinhos participou da Corrida de São Silvestre, em São Paulo, e ficou em 37º lugar. Ele completou os 15 quilômetros da prova em 49 minutos e 32 segundos.
Carlinhos tem uma longa história na corrida de rua. Ele iniciou no esporte aos 12 anos. De lá pra cá, o atleta já participou das principais provas do Brasil, entre elas estão: São Silvestre, Tribuna FM Santos de São Paulo, Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, Volta Internacional da Pampulha, Meia Maratona Internacional do Rio de janeiro.