Com apenas 13 anos, João Henrique de Moura Reis é um exemplo de superação e talento em Paranavaí. Atleta da Associação Paranavaiense de Voleibol (Apavol), ele foi convidado para treinar com a seleção paranaense de vôlei sentado e vive a expectativa de uma convocação para a seleção brasileira.
João usa uma prótese na perna direita desde os primeiros meses de vida, quando precisou amputar o membro por conta de uma doença. Mesmo com as limitações físicas, ele nunca se deixou abater e no vôlei encontrou um caminho de superação e inclusão.
Na equipe de Paranavaí, o atleta treina e joga ao lado de companheiros que não possuem limitações físicas. Já, o convite para treinar com a seleção paranaense veio após um vídeo que viralizou nas redes sociais e chamou atenção da comissão técnica paranaense.

A partir de agora, João terá uma rotina de treinos semanais com a equipe estadual, em Maringá, para preparação do Campeonato Brasileiro Escolar. Um bom desempenho pode abrir as portas para uma convocação à Seleção Brasileira Escolar de Vôlei Sentado.
“Eu gostei muito de jogar o vôlei sentado. É uma experiência incrível. Me senti muito bem”, contou o jogador.
João e sua família ainda buscam apoio para arcar com as despesas de locomoção até os treinos que são realizados no período noturno, em Maringá. “É muito difícil. Saio de Paranavaí e volto no mesmo dia, fica puxado. A gente precisa de recursos pra continuar”, relatou.
Apesar das dificuldades, ele afirma que não vai desistir e ainda sonha ganhar uma medalha olímpica.