O Atleta Cleiton Cezario Abrão, 31 anos, deu seus primeiros passos no atletismo em Paranavaí. Ele foi convocado para os Jogos Paralímpicos de Tóquio e sua participação será como guia de atletas na categoria T11 (atletas com deficiência visual total).
Natural de Nova Esperança e atualmente morando na cidade de São Bernardo do Campo – SP, Cleiton começou no atletismo em Paranavaí no ano de 2006 e competiu pela equipe até o ano de 2012.
Após competir por grandes equipes como: Orcampi de Campinas e BMF Bovespa de São Caetano, em 2020 voltou a defender a equipe de Paranavaí.
Atleta dos 3 mil metros com barreiras e 800m rasos, Abrão tem em seu currículo os títulos de bicampeão Brasileiro (800m), sete vezes campeão Brasileiro Universitário (800m, 1500m e 3 mil metros com barreiras) e trinta vezes campeão Paranaense Universitários em diversas categorias e provas.
Cleiton tornou-se guia em 2017 quando passou a trabalhar com seu amigo Daniel Mendes, recordista mundial do 400m na classe T11. Ele vai para a sua primeira participação nos Jogos Paralímpicos e participará das competições: 1500m e uma parte da maratona, ambas na T11. Ainda não foi definido o total de atletas que ele guiará nos Jogos.
Normalmente os guias convocados já treinam e competem com seus determinados atletas, mas, Cleiton cita que em seu caso a convocação veio por méritos de ter sido um bom guia enquanto esteve treinando no Centro Paralímpico Brasileiro.
Cleiton define que o guia é responsável por toda a parte de direcionamento dentro da pista (indicação de reta, curvas, adversário, colocação que está), além de ser um fator determinante no ritmo do atleta. “sou os olhos dele”, resume.
Cleiton em competição individual