(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

FUTEBOL

Atlético Mineiro e Botafogo decidem a Libertadores; veja outras finais brasileiras

No dia 30 de novembro, no Estádio Monumental de Nuñez – casa do River Plate, em Buenos Aires (Argentina), Atlético Mineiro e Botafogo vão se enfrentar na final Copa Libertadores da América. Esta será a sexta vez que duas equipes brasileiras decidem a maior competição de clubes do continente.

Vale lembrar que, por vários anos, o regulamento da Libertadores não permitia que dois times do mesmo país se enfrentassem na final.

2005 – A primeira final entre clubes brasileiros foi em 2005, quando o São Paulo enfrentou o Atlhetico Paranaense. Na época, a decisão acontecia em dois jogos. Na ida, empate em 1 a 1 no Beira Rio (na ocasião, a Conmebol não autorizou o duelo na Arena da Baixada, antes da reforma para a Copa do Mundo de 2014). Os gols foram de Aluísio para o furacão e Durval, também da equipe paranaense, mas contra.

Na volta, o Tricolor Paulista goleou por 4 a 0. Amoroso, Fabão, Luizão e Tardelli marcaram os gols que garantiu o título do São Paulo.

2006 – No ano seguinte, a equipe paulista voltou à decisão da Libertadores, mas desta vez o adversário foi o Internacional de Porto Alegre. No jogo de ida, no Morumbi, os Gaúchos venceram por 2 a 1, com dois gols de Rafael Sóbis. EdCarlos descontou.

A partida de volta terminou empatada em 2 a 2. Fabão e Lenilson marcaram para o São Paulo, e Fernandão e Tinga fizeram os gols que deram o título ao Internacional.

A regra para evitar decisões entre times do mesmo país foi imposta pela Comenbol entre os anos de 2007 e 2016.  

2020 – Depois de 14 anos, dois brasileiros voltaram a decidir a Libertadores. Em 2020, Santos e Palmeiras se enfrentaram no Maracanã. O formato da final já era em partida única. O alviverde venceu por 1 a 0 com gol de Breno Lopes.

2021 – No ano seguinte, o Palmeiras voltou a levantar a taça contra o Flamengo. A partida foi disputada no Estádio Centenário, em Montevidéu. Raphael Veiga e Deyverson marcaram para os paulistas e Gabigol fez o gol dos cariocas.

Em 2022, o Flamengo novamente chegou à final e enfrentou o Athletico Paranaense. A equipe carioca venceu o jogo disputado no Estádio Monumental de Guaiaquil, no Equador, por 1 a 0, com gol marcado por Gabigol.

E AGORA? – Quem fica com o título de 2024? O Botafogo, que chega à decisão pela primeira vez em sua história depois de eliminar o Peñarol, ou o Atlético Mineiro depois de despachar o River Plate?

Compartilhe: