No dia 30 de novembro, no Estádio Monumental de Nuñez – casa do River Plate, em Buenos Aires (Argentina), Atlético Mineiro e Botafogo vão se enfrentar na final Copa Libertadores da América. Esta será a sexta vez que duas equipes brasileiras decidem a maior competição de clubes do continente.
Vale lembrar que, por vários anos, o regulamento da Libertadores não permitia que dois times do mesmo país se enfrentassem na final.
2005 – A primeira final entre clubes brasileiros foi em 2005, quando o São Paulo enfrentou o Atlhetico Paranaense. Na época, a decisão acontecia em dois jogos. Na ida, empate em 1 a 1 no Beira Rio (na ocasião, a Conmebol não autorizou o duelo na Arena da Baixada, antes da reforma para a Copa do Mundo de 2014). Os gols foram de Aluísio para o furacão e Durval, também da equipe paranaense, mas contra.
Na volta, o Tricolor Paulista goleou por 4 a 0. Amoroso, Fabão, Luizão e Tardelli marcaram os gols que garantiu o título do São Paulo.
2006 – No ano seguinte, a equipe paulista voltou à decisão da Libertadores, mas desta vez o adversário foi o Internacional de Porto Alegre. No jogo de ida, no Morumbi, os Gaúchos venceram por 2 a 1, com dois gols de Rafael Sóbis. EdCarlos descontou.
A partida de volta terminou empatada em 2 a 2. Fabão e Lenilson marcaram para o São Paulo, e Fernandão e Tinga fizeram os gols que deram o título ao Internacional.
A regra para evitar decisões entre times do mesmo país foi imposta pela Comenbol entre os anos de 2007 e 2016.
2020 – Depois de 14 anos, dois brasileiros voltaram a decidir a Libertadores. Em 2020, Santos e Palmeiras se enfrentaram no Maracanã. O formato da final já era em partida única. O alviverde venceu por 1 a 0 com gol de Breno Lopes.
2021 – No ano seguinte, o Palmeiras voltou a levantar a taça contra o Flamengo. A partida foi disputada no Estádio Centenário, em Montevidéu. Raphael Veiga e Deyverson marcaram para os paulistas e Gabigol fez o gol dos cariocas.
Em 2022, o Flamengo novamente chegou à final e enfrentou o Athletico Paranaense. A equipe carioca venceu o jogo disputado no Estádio Monumental de Guaiaquil, no Equador, por 1 a 0, com gol marcado por Gabigol.
E AGORA? – Quem fica com o título de 2024? O Botafogo, que chega à decisão pela primeira vez em sua história depois de eliminar o Peñarol, ou o Atlético Mineiro depois de despachar o River Plate?