Unidade foi inaugurada em novembro, mas ainda aguarda liberações para funcionamento
Monique Manganaro e Cibele Chacon
O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Avelino Dal-Prá, localizado nos Três Conjuntos, em Paranavaí, ainda não iniciou as atividades junto com o restante da rede municipal de ensino. A previsão é que as aulas comecem em até 10 dias, devido à necessidade de obtenção dos alvarás do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária.
A situação gerou preocupação entre os pais, especialmente aqueles que precisam do CMEI para deixar seus filhos enquanto trabalham. Um dos responsáveis, que preferiu não se identificar, questionou: “Eu te pergunto, como que inaugura uma creche sem ao menos ter feito todos os trâmites necessários? Tenho sim uma filha matriculada nesse CMEI, mas, graças a Deus, tenho condições de esperar até o retorno das aulas. Mas tem outras pessoas que dependem dessa instituição para deixar seus filhos.”
De acordo com a secretária de Educação, Wanessa Durante, a obra foi entregue em novembro e já foram realizadas 120 pretensões de vagas. Ao assumir a nova gestão, ela deu seguimento à parte burocrática necessária para a liberação do funcionamento. “Por enquanto, faltam alguns detalhes para que isso seja encerrado. A gente não tem como começar as aulas porque essa parte do bombeiro e da vigilância sanitária diz respeito à segurança das crianças. Vai que acontece alguma coisa?”, explicou.
A secretária garantiu que os 200 dias letivos serão cumpridos e que a equipe está agilizando os últimos trâmites. Segundo ela, o alvará do Corpo de Bombeiros e da Vigilância Sanitária já estão prontos, e agora os documentos serão enviados ao Núcleo Regional de Educação para liberação. “As crianças não serão comprometidas em relação a isso”, garantiu.
O CMEI Avelino Dal-Prá foi inaugurado no dia 29 de novembro de 2024 e conta com 10 salas de aula, refeitório, playground, solário, cozinha, banheiros adaptados para as crianças e toda a estrutura de apoio completa para o atendimento de 180 alunos em tempo integral. A unidade atenderá crianças de 6 meses a 4 anos, em turmas do Berçário até o Infantil 4. A construção teve um investimento de aproximadamente R$ 3,7 milhões, conquistados por meio de emenda parlamentar do deputado federal Luciano Ducci.