(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Expectativa é contar com a participação dos moradores, que poderão apresentar questionamentos e sugestões Foto: Arquivo DN

PARTICIPAÇÃO POPULAR

Audiência pública em Paranavaí discute orçamento municipal e investimentos

Evento promovido pela Câmara de Vereadores tratará sobre as possibilidades de investimentos com base no Plano Plurianual e na Lei de Diretrizes Orçamentárias

REINALDO SILVA

Da Redação

Na próxima segunda-feira (14), a partir das 18h30, a Câmara de Vereadores de Paranavaí promoverá uma audiência pública para discutir os projetos de lei 77/2025 e 97/2025, que dispõem, respectivamente, sobre o Plano Plurianual (PPA) e a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2026. Toda a comunidade é convidada a participar.

Em linhas gerais, o evento será dividido em três etapas. Na primeira, um representante da Secretaria Municipal de Fazenda Pública apresentará os principais pontos de cada proposição. Depois, a comunidade poderá fazer questionamento e apontar sugestões. Por fim, os vereadores farão as considerações.

A audiência pública é oportunidade para que os agentes públicos coletem opiniões, obtenham mais informações e conheçam as demandas dos moradores. O espaço aberto para o diálogo e a interação contribui diretamente para a tomada de decisões de forma democrática.

O que precisa melhorar na saúde, na educação e na infraestrutura? Como o poder público pode atuar a fim de tornar as ações de assistência social mais efetivas? Meio ambiente, esporte, cultura… Quais são as principais demandas do seu bairro? Esses e outros temas serão debatidos na audiência pública.

Com base nas avaliações feitas pela população, os vereadores poderão propor alterações nos termos do PPA e da LDO, as duas proposições de autoria do Poder Executivo. Somente então os textos seguirão os trâmites que levarão à votação em plenário.

O Plano Plurianual em análise na Câmara de Vereadores é referente ao quadriênio 2026-29. Trata-se de um instrumento estratégico de planejamento do governo. Dentro do PPA estão as previsões de receitas e a fixação de despesas, de modo a possibilitar as condições econômicas e financeiras da administração municipal.

O texto estabelece programas e objetivos, indicadores e montantes de recursos a serem aplicados em despesas de capital, correntes e de duração continuada. As prioridades, os programas, as ações e as metas constantes do PPA para o período de 2026 a 2029 serão observados anualmente na Lei de Diretrizes Orçamentárias e na Lei Orçamentária Anual (LOA).

A LDO define as regras e os compromissos que orientarão a elaboração da LOA para 2026, apontando metas e prioridades da administração municipal. A compatibilidade entre os três textos (PPA, LDO e LOA) é instrumento de formação para a gestão pública, demostrando a origem e a destinação dos recursos públicos. E tudo é organizado de forma a observar as possibilidades reais de investimentos.

Compartilhe: