Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Dezenas de participantes assistiram a palestras e discutiram o futuro da citricultura Foto: Divulgação

EM PARANAVAÍ

Audiência pública reforça necessidade do combate ao greening para a preservação da citricultura

Não é novidade: o combate ao greening é essencial para a preservação da citricultura. Esse foi o tema de uma audiência pública realizada em Paranavaí na terça-feira (21), com organização do Ministério Público em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR) e a Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar).

O evento reuniu mais de 120 participantes, entre produtores, profissionais técnicos e lideranças dos setores agrícola e ambiental. “Foi oportunidade de ouvir a comunidade e as pessoas interessadas no tema”, disse o chefe do IDR-PR de Paranavaí, José Jaime de Lima.

O greening é a doença mais destrutiva para os pomares de citros, em função da dificuldade de controle e da rápida disseminação. Por isso mesmo, a audiência pública abordou dispositivos legais voltados para a prevenção e o combate, tanto no âmbito nacional quanto no estadual, e os impactos econômicos, sociais e ambientais do avanço da praga.

As discussões também levaram em conta as técnicas e os fundamentos práticos para aumentar a produtividade e a rentabilidade dos citricultores a partir do manejo correto dos pomares e da aplicação de produtos adequados.

Diante da relevância do debate, os participantes solicitaram que o Ministério Público incentive eventos semelhantes em outras regiões do Paraná. Também apontaram a necessidade de intensificar a cobrança dos técnicos que prestam assistência aos produtores no sentido de identificar sinais do greening de forma mais ágil e aplicar as medidas de controle imediatamente.

Nesse contexto, o IDR-PR inicia um trabalho de pesquisa para calcular a incidência da doença na região Noroeste do Paraná, polo da citricultura no estado. De acordo com Lima, o levantamento permitirá estruturar novas estratégias e ampliar o alcance das ações de prevenção e combate.

Fonte: REINALDO SILVA - Da Redação

Compartilhe: