Nesta semana, a Coordenadoria de Obras Públicas (COP) do Tribunal de Contas do Estado do Paraná faz auditorias em 22 escolas, de quatro municípios: Cruzeiro do Sul, Florestópolis, Paranacity e Primeiro de Maio. É a última semana com trabalhos de campo da série de auditorias em Manutenção e Conservação de Escolas, encerrando uma amostra de 16 municípios.
Os próximos passos são a elaboração e o encaminhamento dos relatórios, a serem executados nos próximos meses. As auditorias integram o Plano de Fiscalização (PAF) 2024-2025 do TCE-PR na área de Obras Públicas.
As auditorias são executadas por duas equipes, com servidores da Coordenadoria de Obras Públicas (COP) acompanhados por auditores de controle externo de outras unidades do Tribunal. A atuação multidisciplinar faz parte do programa AuditaTC, iniciativa que estimula profissionais de todas as áreas do Tribunal de Contas a participarem diretamente da fiscalização, função primordial de um órgão de controle externo.
Nas auditorias operacionais desta semana, os servidores do TCE-PR estão verificando o trabalho de manutenção e conservação de três escolas de Cruzeiro do Sul, sete de Florestópolis, cinco de Paranacity e sete de Primeiro de Maio. O objetivo é avaliar a eficácia da gestão quanto aos serviços de planejamento, estrutura organizacional, execução e equidade nessas unidades de ensino.
Uma equipe, que faz a auditoria em Florestópolis e Primeiro de Maio, é formada pelos auditores de controle externo Paulo Francisco Borsari e Alexandre Cardoso Dal Ross; a outra, que atua em Paranacity e Cruzeiro do Sul, por Maria José Carvalho, Lúcio Magalhães Araújo Hyczy e Talita Santos Gherardi.
A COP também está realizando testes com o aplicativo Smart Citizen, adquirido pelo TCE-PR para auxiliar o trabalho de fiscalização.