(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

EDUCAÇÃO

Aulas na rede estadual do Paraná começam na próxima segunda-feira

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Os municípios atendidos pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranavaí somam 44 instituições de ensino da rede estadual e aproximadamente 17 mil alunos, que após o período de férias iniciam, na próxima segunda-feira (5 de fevereiro), o ano letivo de 2024.

Os preparativos para receber os estudantes transcorrem dentro da normalidade, garantiu o chefe do NRE Emerson Branco. “Fizemos a distribuição de aulas, e a maioria dos professores já tem as turmas definidas.”

Emerson Branco falou sobre a importância da educação em tempo integral
Foto: Arquivo DN

Nesta semana, os docentes terão atividades pedagógicas. Serão dois dias de planejamento – quinta e sexta-feira – para a avaliação dos resultados de 2023 e a organização de 2024. Os professores identificam pontos que merecem atenção, retomam conteúdos e definem estratégias para melhorar os índices escolares.

Os alunos que ainda não foram matriculados podem realizar o procedimento pela internet, acessando o site da Secretaria de Estado da Educação (Seed). É preciso entrar no campo chamado de área do aluno e preencher as informações solicitadas. Em caso de dificuldade, a orientação é buscar auxílio junto à secretaria da escola.

Emerson Branco afirmou que não há déficit de vagas na rede estadual de ensino. O que pode ocorrer é a família não conseguir matricular o estudante na escola desejada. Em casos assim, o nome é incluído em uma lista de espera para eventual transferência de estabelecimento.

Tempo integral – O chefe do NRE de Paranavaí destacou a ampliação do número de escolas com ensino em tempo integral. Era apenas uma em 2021, a Escola Estadual do Campo Barão de Lucena, em Nova Esperança. No ano passado, a rede contou com 11 estabelecimentos nesse formato. Em 2024 serão 15.

Emerson Branco avaliou: “O aluno fica um período maior na escola e recebe mais assistência. Em vez de cinco ou seis aulas, passa para nove. Não só aumenta a carga de conteúdo como adquire novos conhecimentos”.

Outro aspecto importante é que a escola em tempo integral se torna um ambiente seguro, longe dos perigos das ruas por período mais longo, e ainda garante pelo menos cinco refeições por dia.

Segundo o chefe do NRE, a merenda já chegou às escolas estaduais. “Todas estão preparadas.” Itens perecíveis serão entregues com menor antecedência, para que sejam devidamente aproveitados e não haja desperdício.

Rede municipal – Em Paranavaí, os centros municipais de educação infantil retomaram as atividades com as crianças na segunda-feira (29); nas escolas, as aulas começam no dia 7 de fevereiro.

São mais de 9.400 alunos matriculados, todos com vaga garantida, anunciou a secretária de Educação de Paranavaí, Adélia Paixão, em resposta recente ao Diário do Noroeste.

Na ocasião, demonstrou confiança no trabalho das equipes pedagógicas e dos professores. Afirmou que estão preparados e que 2024 será um ano produtivo e de muito aprendizado.

Compartilhe: