As escolas estaduais atendidas pelo Núcleo Regional de Educação (NRE) de Paranavaí estão prontas para receber mais de 18 mil alunos. O calendário letivo começa na próxima quinta-feira (5 de fevereiro), e todas as instituições de ensino da rede já receberam materiais pedagógicos e produtos de limpeza. A estrutura física dos estabelecimentos também está preparada.
É o que garante a chefe do NRE de Paranavaí, Adélia Paixão, que apontou uma novidade para este ano: logo no primeiro dia de aula, cada estudante receberá um kit escolar contendo caderno, caneta, lápis, borracha e outros itens necessários para o desenvolvimento das atividades em sala de aula ao longo do ano.
A medida é considerada por Adélia Paixão como uma forma de apoiar financeiramente as famílias de crianças e adolescentes matriculados na rede pública estadual. Significa “economia, porque não precisam comprar os materiais”, diz.
Considerando os 21 municípios da área de abrangência do NRE de Paranavaí, há 45 escolas estaduais, já incluídos nessa conta os dois colégios agrícolas que iniciam as atividades neste ano – um em Paranavaí e outro em Nova Esperança. Além disso, a região soma 12 Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes), que também compõem a rede.

Foto: Arquivo DN/Ivan Fuquini
Frequência
Adélia Paixão chama a atenção para a importância da frequência escolar. “O estado do Paraná tem desenvolvido ações que são fortalecidas pela presença do aluno nas aulas.”
A assiduidade é o diferencial para o aprendizado. A recomendação é só faltar diante de problemas de saúde – preferencialmente com apresentação de atestado médico. “A frequência vai garantir que tenha sucesso em todas as ações acadêmicas e profissionais”, ressalta.
A chefe do NRE de Paranavaí cita como exemplo o programa Aprova Paraná Universidades, que integra a política educacional do governo para ampliar o acesso ao ensino superior público e contempla os estudantes que concluíram o nível médio em 2025.

Foto: Arquivo DN/Ivan Fuquini
O cadastramento é feito com base nas notas obtidas na Prova Paraná Mais, que avalia o desempenho dos adolescentes de terceiro e quarto anos. O prazo segue até terça-feira (2 de fevereiro).
As universidades estaduais do Paraná reservam 20% das vagas para os estudantes que não zeraram a pontuação na redação. Eles podem se candidatar a até duas opções de cursos em qualquer instituição participante: UEL (de Londrina), UEM (de Maringá), UEPG (de Ponta Grossa), Unicentro (do Centro-Oeste), Unioeste (do Oeste do Paraná), Uenp (do Norte do Paraná) e Unespar (Estadual do Paraná).
Inscrição
Para fazer a inscrição, é preciso acessar o Sistema Aprova Paraná Universidades, fazer login na plataforma com dados pessoais, conferir as informações já registradas e, em seguida, confirmar o interesse em participar do processo seletivo.
Depois, é necessário selecionar e ordenar as opções de curso e instituição desejadas, finalizando a inscrição no próprio sistema. Durante todo o prazo, é possível retornar à plataforma para acompanhar o ranking, revisar dados e alterar as escolhas, caso seja necessário.
Município
Na rede municipal de ensino de Paranavaí, as aulas começam no dia 9 de fevereiro, uma segunda-feira. A data é a mesma para os centros municipais de educação infantil, escolas e instituições que oferecem educação de jovens e adultos. A Secretaria de Educação espera receber mais de 9.500 estudantes, sendo 2.137 nos CMEIs, 1.243 nos CEIs e 6.138 nas escolas.




