REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
As aulas na rede municipal de ensino de Paranavaí começam na próxima terça-feira (7), e se depender do entusiasmo da secretária de Educação Adélia Paixão o ano letivo de 2023 será marcado por resultados positivos e conquistas importantes. “Estou otimista. Temos um grupo de profissionais fantásticos e escolas preparadas para receber os alunos.”
Cada estabelecimento dispõe de recursos para a manutenção contínua, aqueles cuidados do dia a dia que tornam o ambiente agradável e acolhedor para a comunidade escolar: conserto aqui, limpeza ali… Quando uma reforma mais substancial se faz necessária, a Prefeitura de Paranavaí abre o processo de licitação e contrata uma empresa para executar as obras, como as que serão executadas na Escola Municipal Professor Pedro Real, no Jardim Morumbi, com troca de telhado e readequação da rede elétrica.
Paralelamente aos cuidados com as estruturas físicas, a Secretaria de Educação investe na qualidade do ensino. Através de um programa suplementar, disponibiliza materiais escolares para todos os alunos. Cadernos, lápis, borrachas e outros itens complementam a lista de aquisições feitas pelas famílias dos estudantes.
Outra preocupação, também de maneira suplementar, é entregar uniformes para as crianças. Cada menino recebe uma bermuda e cada menina, uma saia. Todos ganham camiseta. As peças de roupas serão distribuídas na primeira semana de aulas. No decorrer do ano, mais perto do inverno, terão acesso aos agasalhos, da mesma forma, um conjunto de calça e blusa para cada.
Equipe educacional – De acordo com Adélia Paixão, são 9.365 alunos matriculados em 41 instituições municipais, das quais apenas oito não atendem em período integral, sendo sete escolas e um cento de educação infantil. O corpo docente é composto por 550 profissionais, além de 170 agentes de apoio educacional, 170 agentes de conservação, 89 cozinheiras e 25 pessoas nas secretarias.
No final de 2022, a Administração Municipal contratou 90 professores através de concurso público a fim de substituir aposentados e exonerados a pedido – esses postos até então eram ocupados pelos chamados PSS, profissionais admitidos pelo Processo Seletivo Simples, com contratos temporários. Os novos educadores também permitem a ampliação da equipe para atuação em lugares onde houve abertura de turma, caso das escolas Dácia Figueiredo Fortes e Elza Grassioto Caselli.
Merenda escolar – A secretária de Educação afirma que os produtos não perecíveis que compõem os cardápios dos centros infantis e das escolas já estão sendo entregues. Os perecíveis são levados somente nos dias em que serão preparados e consumidos. A Administração Municipal faz o planejamento para o ano todo.
As refeições são organizadas por nutricionistas e garantem a alimentação necessária para o dia, contendo carboidratos, proteínas, legumes, verduras e frutas da estação. Os cardápios são elaborados de acordo com o tempo de funcionamento da instituição, integral ou parcial, e são específicas para diferentes faixas etárias.
Garantir refeições saudáveis é fundamental, diz Adélia Paixão, pois interfere de maneira positiva no processo de aprendizagem.
Ela cita a parceria com o Instituto Dias Melhores, que faz avaliações anuais com as crianças com o intuito de detectar eventuais déficits nutricionais. Em caso de resultados positivos, os alunos recebem acompanhamento especializado. A organização tem sede na Alemanha e atua em diferentes países, proporcionando também palestras voltadas para cozinheiras, professores, alunos e pais. O termo de cooperação com Paranavaí existe desde 2017.
Atividades letivas já começaram nos centros de educação infantil
Aos poucos as crianças chegam ao refeitório, uma turma de cada vez. Quando todas estão reunidas, cantam, fazem um rápido agradecimento e logo em seguida recebem suco e bolachas. O lanche da tarde é servido todos os dias para os alunos dos centros municipais de educação de Paranavaí. As atividades letivas de 2023 começaram na última segunda-feira (30 de janeiro).
Ainda estão se adaptando. Os menores têm mais dificuldade de se acostumar com a nova rotina e choram para externar o descontentamento. São duas ou três semanas até que esteja tudo bem.
No Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Menino Davi, na Vila Operária, as agentes de apoio educacional e as estagiárias são responsáveis por desenvolver as atividades pedagógicas com as crianças – nas salas, da brinquedoteca ou no parquinho.
Novo CMEI – A secretária de Educação de Paranavaí, Adélia Paixão, destacou que ainda em fevereiro será inaugurado o CMEI Rosângela Berto Cassorillo, na região central da cidade. A instituição terá capacidade para 154 alunos, todos já matriculados. As aulas começam no dia seguinte à inauguração.