Na Seleção Feminina, a sueca Pia Sundhage tem ao seu lado dois compatriotas que dividem a responsabilidade de liderar a equipe. Trata-se dos auxiliares Lilie Persson e Anders Johasson.
Pia e Lilie trabalham juntas há mais de 20 anos. No currículo, as duas estiveram juntas na seleção sueca e, agora, na Seleção Brasileira. Com personalidades diferentes, a auxiliar se destaca na dinâmica extrovertida de comandar os treinamentos.
Responsável por comandar o ataque da Seleção Brasileira, a sueca é descontraída e sempre animada, vibra com cada jogada e lance do elenco. A alegria é também um dos seus pontos fortes para encarar a responsabilidade de comandar a Canarinho na busca pela primeira estrela.
“Essa é uma boa pergunta porque há pessoas fora daqui que devem pensar que você precisa ser séria o tempo todo, mas pra mim, é fácil mudar a chavinha de séria para alegre. Pra mim é fácil mudar isso e para algumas pessoas, mas pra mim é fácil quando preciso curtir e me divertir”, conta Lilie.
Há 11 dias para a estreia na Copa do Mundo, Lilie destaca como o ambiente tem sido importante na preparação para a competição. Esta será o primeiro Mundial das suecas no comando da Canarinho.
“Está sendo muito bom, primeiramente a atmosfera é fantástica quase o mesmo clima que o Brasil, e também os treinamentos estão sendo muito bons também”, conta Lilie.
Para Lilie, o Brasil conta com um elemento muito especial na busca pelo primeiro título: a mistura de gerações. Com time que conta com atletas experientes como Marta, Rafaelle, Tamires e Bárbara, o elenco, também dá espaço para estreantes em Mundiais, como Kerolin, Ary, Ana Vitória e Bruninha.
“Eu gosto quando os grupos são como esses, porque alguma delas são muito experientes e outras são muito jovens e não tão experientes, então, quando você pode compartilhar isso é o melhor e esse grupo é assim. Isso é muito especial”, finalizou.
Na preparação para a Copa do Mundo, nesta quinta-feira (13), a Seleção Brasileira enfrentou a China em um jogo-treino e venceu por 3 a 0. Os gols da Carinho foram marcados por Luana, Kathellen e Rafaelle.