REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Uma análise minuciosa permitiu às equipes pedagógicas identificar alunos que não conseguiam relacionar as letras escritas com os sons da língua falada – o chamado nível pré-silábico. A avaliação diagnóstica implantada pela Secretaria de Educação e Cultura de Terra Rica revelou a necessidade de reforçar as habilidades de decodificação das palavras. Assim foi feito.
O trabalho é desenvolvido por profissionais de diferentes áreas de atuação, por exemplo, psicologia e fonoaudiologia. A estratégia trouxe avanços ao processo de aprendizagem e alavancou a dinâmica de alfabetização.
Em curso desde 2022, a Avaliação Municipal de Desempenho Escolar (AMDE) é aplicada três vezes ao ano e aponta os pontos fortes e fracos de cada estudante, gerando dados que servem de ponto de partida para as futuras decisões pedagógicas.
De acordo com o secretário de Educação e Cultura de Terra Rica, Alexander Bruno Medeiros, após a correção das provas, a equipe multidisciplinar promove reuniões para a devolutiva dos resultados aos professores e, juntos, definem prioridades, direcionam ações e asseguram maior qualidade na educação.
Tudo é feito conforme as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com foco em conteúdos de português e matemática.
A AMDE envolve toda a rede municipal de educação, totalizando 179 alunos das séries infantis e 977 do nível fundamental.
KIT ESCOLAR
Este ano, a Prefeitura de Terra Rica entregou 1.823 kits de material escolar para todas as crianças devidamente matriculadas nos centros municipais de educação, nas escolas municipais, na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e na Associação de Proteção a Maternidade, Infância e Família de Terra Rica (APMI).
Cada aluno recebeu cadernos, lápis de cor, tinta guache, massa de modelar, lápis preto, borracha, apontador, tesoura, cola branca, giz de cera, pasta polionda, estojo, squeeze e mochila.
O secretário Alexsander Bruno Medeiros avaliou: “A entrega dos kits de material escolar pelo terceiro ano consecutivo representa mais um passo na construção de uma educação pública de qualidade em nosso município”.
Segundo ele, trata-se de um importante investimento que contribui significativamente para a formação dos alunos, promovendo a igualdade de oportunidades educacionais, o sucesso no processo de ensino-aprendizagem e o fortalecimento da comunidade.