Igor Mateus – Da Redação
O sorriso estampado no rosto mostra a realização de um sonho. A paranavaiense Manuela Monteiro Cardoso, de apenas 9 anos de idade, foi selecionada em um grupo que contou com mais de 4,3 mil bailarinas para estudar no Bolshoi, escola de ballet mais famosa do mundo. A mudança para Joinville, em Santa Catarina, local onde encontra-se a única filial da famosa escola russa, já está marcada e acontecerá no mês de fevereiro de 2024. Dessa seletiva, apenas 20 passaram no teste.
Manu, como é conhecida, estuda ballet clássico e faz parte do grupo de competições da escola Corpo de Ballet Tayna Mateus, com carga horária em torno de cinco horas por semana. Dedicada, esforçada e inteligente, esses são os adjetivos que resumem a pequena bailarina. “Ela sempre soube entender com muita facilidade o conteúdo que os professores passavam a ela”, frisa a professora de ballet Tayna.
Outro diferencial, é que a aluna consegue sentir a música no momento da dança – técnica essencial para a profissão. No processo de aprendizagem, a família sempre esteve por perto apoiando o sonho de Manu, inclusive durante a pandemia quando as aulas eram feitas de forma online.
Para Manu, essa foi a primeira etapa vencida. “Fiquei muito feliz, minha mãe e eu choramos bastante de felicidade quando ainda estávamos voltando de Santa Catarina, logo após a seletiva. Esse foi o primeiro passo. Meu sonho agora é chegar na Escola de Moscou, na Rússia”, confessa Manuela.
Como foi a seletiva – Todos os anos a Escola de Teatro Bolshoi seleciona alunos. Este ano, quando saiu o edital, a professora conversou com a mãe Roxane Evelin e incentivou para que participassem. “Ela faz aulas comigo desde quando tinha cinco anos de idade, durante esse tempo percebi o talento dela e conversei com a mãe. Elas aceitaram e o resultado, graças a Deus, foi positivo”, declara, Tayna.
Ser selecionada em um grupo com tantos concorrentes é um feito “gigantesco”, segundo a professora que compara a dificuldade da seletiva com o vestibular de Medicina. “Com certeza é mais difícil passar no Bolshoi. É um feito inédito para mim como professora. Estamos muito felizes em saber que toda a dedicação valeu a pena”, finaliza.
A mãe, Roxane Evelin, conta que foi um misto de emoções ao saber do resultado. Ainda na rodoviária de Joinville, aguardando o ônibus para voltar a Paranavaí, o resultado saiu e o choro de felicidade aconteceu. “Todo mundo em volta olhando sem saber o que estava acontecendo (risos), mas foi um sentimento alegre, de saber que os frutos estão sendo colhidos por meio de toda a dedicação durante esses anos”, disse.
As aulas começarão no dia 15 de fevereiro de 2024. Segundo a mãe, a mudança para a cidade nova deve acontecer entre o final de janeiro e o início de fevereiro.
Bolshoi em Santa Catarina – A Escola do Teatro Bolshoi no Brasil funciona desde 15 de março de 2000, na cidade catarinense de Joinville. É a única filial do famoso Teatro Bolshoi da Rússia.
O local proporciona a formação de artistas da dança, ensinando a técnica de balé segundo a metodologia Vaganova (dança contemporânea e disciplinas complementares). Com alunos vindos de diferentes estados brasileiros e do exterior, a instituição ressalta ter compromisso social ao conceder 100% de bolsas de estudo e benefícios para todos os alunos.
A Escola é uma instituição com personalidade jurídica, de direito privado, sem fins lucrativos, que tem apoio da Prefeitura Municipal de Joinville e do Governo do Estado de Santa Catarina e pelos chamados “Amigos do Bolshoi”.
Teatro Bolshoi de Moscou – O Teatro Bolshoi é uma das principais companhias de balé e ópera do mundo. É considerado patrimônio cultural da humanidade pela ONU e UNESCO. O Bolshoi, que em russo significa “grande”, foi fundado em 1776. Atualmente é conhecido como cartão postal de Moscou, capital da Rússia.
Manuela durante a seletiva