(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

COMÉRCIO

Balanço parcial mostra crescimento de 9,38% nas vendas de Natal em Paranavaí

REINALDO SILVA

reinaldo@diariodonoroeste.com.br

Os índices de venda registrados ao longo de 2022 permitiram à Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) fazer uma projeção otimista para as semanas que antecedem o Natal: até a véspera da data comemorativa, a variação pode chegar a 15% para cima em relação ao mesmo período do ano passado. Considerando o recorte de 1º a 13 de dezembro, o volume de comercialização cresceu 9,38%.

A estimativa da Aciap se aproxima do cálculo feito pelo empresário Edson Satin da Silva, proprietário da loja Satin Magazine, no Jardim Ipê. Ele espera fechar o mês com 8% a mais de vendas na comparação com dezembro de 2021.

Por enquanto os consumidores estão se preparando para as festividades de Natal e Ano-Novo, comprando coisas pessoais ou para a casa – roupas, calçados, peças de enxoval. A partir da próxima semana, a procura por presentes para familiares e amigos deverá fazer com que o fluxo de clientes seja ainda maior.

Desde a campanha Black Friday, nos dias 24 a 26 de novembro, a empresa de Edson Satin da Silva tem obtido resultados positivos. “Reagimos bem, com algumas pausas nos dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo. Mesmo assim, devemos terminar o ano com média de 12% a 15% superior à do ano passado”, comemora.

Contribuiu para esse desempenho a retomada dos eventos que ficaram paralisados por quase dois anos em razão da pandemia de Covid-19. A avaliação do empresário é que desde a normalização do cenário sanitário, as pessoas voltaram a comprar roupas e sapatos com mais frequência.

Na empresa em que Márcia Cristina de Sá Ricardo é gerente, a Carol Modas, também no Jardim Ipê, a perspectiva é de crescimento no volume de vendas a partir de segunda-feira (19). Por enquanto os números não são satisfatórios, lamenta.

A loja de roupas masculinas, femininas e infantis aposta na variedade de produtos para atrair a clientela e soma a essa característica as possibilidades acessíveis de pagamento e o crediário próprio. O horário estendido de atendimento também é uma vantagem, pondera Márcia Cristina de Sá Ricardo.

Decoração – O gerente-executivo da Aciap, Carlos Henrique Scarabelli, aponta outro fator positivo para o comércio de Paranavaí, a decoração natalina preparada pelo Governo Municipal. “Ficou bastante atraente, muitos turistas, principalmente pessoas da região, têm prestigiado e acabam consumindo no local. Considero um bom ingrediente.”

A iluminação e os adereços estão espalhados por diferentes pontos da cidade e custaram aproximadamente R$ 1,5 milhão aos cofres públicos. A ideia da Prefeitura de Paranavaí foi descentralizar a decoração natalina e incentivar as pessoas a conhecerem os espaços públicos, como praças e parques.

Apesar dos investimentos municipais, a onda natalina parece ter chegado com menor intensidade aos estabelecimentos comerciais. Esperava-se que o concurso de vitrines organizado pela Prefeitura em parceria com a Aciap estimulasse a decoração das empresas. Diferentemente de anos anteriores, a premiação será em dinheiro, e não mais em redução fiscal.

Para o gerente-executivo da Aciap, a baixa adesão pode ser reflexo da crise econômica que afetou os diferentes setores durante o período mais grave da pandemia, em 2020 e 2021. “As empresas ainda estão em recuperação, por isso não tivemos investimentos muito substanciais individualmente”, analisou Scarabelli.

Compartilhe: