REINALDO SILVA
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Os índices de venda registrados ao longo de 2022 permitiram à Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) fazer uma projeção otimista para as semanas que antecedem o Natal: até a véspera da data comemorativa, a variação pode chegar a 15% para cima em relação ao mesmo período do ano passado. Considerando o recorte de 1º a 13 de dezembro, o volume de comercialização cresceu 9,38%.
A estimativa da Aciap se aproxima do cálculo feito pelo empresário Edson Satin da Silva, proprietário da loja Satin Magazine, no Jardim Ipê. Ele espera fechar o mês com 8% a mais de vendas na comparação com dezembro de 2021.
Por enquanto os consumidores estão se preparando para as festividades de Natal e Ano-Novo, comprando coisas pessoais ou para a casa – roupas, calçados, peças de enxoval. A partir da próxima semana, a procura por presentes para familiares e amigos deverá fazer com que o fluxo de clientes seja ainda maior.
Desde a campanha Black Friday, nos dias 24 a 26 de novembro, a empresa de Edson Satin da Silva tem obtido resultados positivos. “Reagimos bem, com algumas pausas nos dias de jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo. Mesmo assim, devemos terminar o ano com média de 12% a 15% superior à do ano passado”, comemora.
Contribuiu para esse desempenho a retomada dos eventos que ficaram paralisados por quase dois anos em razão da pandemia de Covid-19. A avaliação do empresário é que desde a normalização do cenário sanitário, as pessoas voltaram a comprar roupas e sapatos com mais frequência.
Na empresa em que Márcia Cristina de Sá Ricardo é gerente, a Carol Modas, também no Jardim Ipê, a perspectiva é de crescimento no volume de vendas a partir de segunda-feira (19). Por enquanto os números não são satisfatórios, lamenta.
A loja de roupas masculinas, femininas e infantis aposta na variedade de produtos para atrair a clientela e soma a essa característica as possibilidades acessíveis de pagamento e o crediário próprio. O horário estendido de atendimento também é uma vantagem, pondera Márcia Cristina de Sá Ricardo.
Decoração – O gerente-executivo da Aciap, Carlos Henrique Scarabelli, aponta outro fator positivo para o comércio de Paranavaí, a decoração natalina preparada pelo Governo Municipal. “Ficou bastante atraente, muitos turistas, principalmente pessoas da região, têm prestigiado e acabam consumindo no local. Considero um bom ingrediente.”
A iluminação e os adereços estão espalhados por diferentes pontos da cidade e custaram aproximadamente R$ 1,5 milhão aos cofres públicos. A ideia da Prefeitura de Paranavaí foi descentralizar a decoração natalina e incentivar as pessoas a conhecerem os espaços públicos, como praças e parques.
Apesar dos investimentos municipais, a onda natalina parece ter chegado com menor intensidade aos estabelecimentos comerciais. Esperava-se que o concurso de vitrines organizado pela Prefeitura em parceria com a Aciap estimulasse a decoração das empresas. Diferentemente de anos anteriores, a premiação será em dinheiro, e não mais em redução fiscal.
Para o gerente-executivo da Aciap, a baixa adesão pode ser reflexo da crise econômica que afetou os diferentes setores durante o período mais grave da pandemia, em 2020 e 2021. “As empresas ainda estão em recuperação, por isso não tivemos investimentos muito substanciais individualmente”, analisou Scarabelli.