REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Aghata Mirela dos Reis da Cunha tem 10 anos de idade, é aluna da Escola Municipal Deusdete Ferreira de Cerqueira Neto, no Conjunto Habitacional Luiz Lorenzetti, e participa do projeto Futuro Integral, desenvolvido pelo Sesc Paranavaí em parceria com a Secretaria de Educação.
Nesta segunda-feira (11), Aghata ajudou a confeccionar cartazes para o 40º Festival de Folia de Reis, marcado para o próximo domingo (17), no complexo esportivo do Sesc, com início às 14h. A edição comemorativa reunirá uma série de atrações artísticas e culturais, dentre as quais, a Banda Garrafão, que fará o show de encerramento a partir das 16h30. A entrada é gratuita.
Também se apresentarão a Orquestra Municipal, o Grupo de Canto da Terceira Idade do Sesc e sete companhias de Folia de Reis de diferentes cidades paranaenses: Estrela do Oriente (Loanda), Estrela Guia (Paranacity), Anunciando o Rei Messias (Maringá), Companhia Canarinho (Distrito de Longuinópolis, Braganey), Mensageiros da Paz (Londrina), Sol Nascente (Juranda) e Luz do Oriente (Distrito de Graciosa, Paranavaí).
O Sesc Paranavaí é o único do Paraná a promover o Festival de Folia de Reis. A atividade está incluída no programa Sesc Regionalidades, que tem como principal objetivo valorizar a diversidade cultural incentivando as produções regionais.
Técnica de Cultura e Ação Social do Sesc Paranavaí, Luciana Guedes coordena o 40º Festival de Folia de Reis. Ela explica que a programação deste ano é especial e traz as marcas da Região Noroeste. A Banda Garrafão começou no Distrito de Graciosa.
Técnica de Educação do Sesc Paranavaí, Tânia Mara Volpato fala da importância de envolver os estudantes na preparação do evento. A confecção de cartazes com as bandeiras dos Três Reis Magos é uma maneira de fortalecer a tradição cultural da Folia de Reis e garantir que seja conhecida pelas próximas gerações.
Para Aghata, a menina de 10 anos citada no início desta matéria, a atividade foi positiva. Ela não conhecia a história dos Três Reis Magos, personagens bíblicos que levaram presentes para o Menino Jesus assim que nasceu, na cidade de Belém, região da Judeia.
A aluna da Escola Deusdete Ferreira de Cerqueira Neto considera importante expressar o que aprendeu através da arte e julga necessário levar esse aprendizado para outras pessoas, em casa, na escola, com os amigos.
Professor e artista plástico, Pedro Machado orienta as crianças na oficina do Sesc Paranavaí. Afirma que a popularização da Folia de Reis é essencial para vencer preconceitos e mostrar que se trata de um movimento festivo, de alegria. Trata-se de uma expressão histórica e cultural que atravessa gerações e não pode se perder com o tempo. Perpetuar a trajetória dos Três Magos é garantir que as tradições se mantenham vivas.