REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A Prefeitura de Paranavaí planeja revitalizar o barracão localizado na Rua João Schreiber, na Vila Operária. O objetivo é adequar o espaço para uso da comunidade, com equipamentos que permitam praticar atividades esportivas e de lazer.
A informação consta de ofício encaminhado à vereadora Maria Clara Gomes, em resposta a um requerimento apresentado por ela e aprovado pelos parlamentares de Paranavaí. Ela questionou: “qual a finalidade desse barracão?”, “qual o planejamento?”, “existe alguma previsão de reforma?”, entre outras perguntas.
Justificou o pedido de explicações falando na necessidade de avaliar possíveis parcerias visando ao fomento econômico, a partir da abertura de microempresas e da geração de empregos.
A sugestão de Maria Clara já havia sido cogitada anteriormente pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, inicialmente com a instalação de uma incubadora industrial. Em 2021 a Prefeitura de Paranavaí elaborou e enviou um projeto de lei para a Câmara de Vereadores destinando o barracão da Vila Operária para essa finalidade.
Depois de quase um ano e meio sem que a ideia saísse do papel, a legislação foi revogada diante da inviabilidade de implantação de uma incubadora industrial no local, por estar distante do polo empresarial da cidade.
Esse argumento também está descrito na resposta da Prefeitura de Paranavaí a Maria Clara: “O referido barracão está em desuso, tendo em vista não ser apropriado para o fomento e desenvolvimento das empresas”.
Apesar de apontar a pretensão de criar um ambiente de esporte e lazer voltado para a comunidade, a resposta à vereadora Maria Clara não estabelece prazo para o início das obras de readequação do barracão na Vila Operária.