(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Equipe Sub-16 foi vice-campeã da Copa Paraná 
(Foto: Thamela Quirino)
Equipe Sub-16 foi vice-campeã da Copa Paraná (Foto: Thamela Quirino)

AVALIAÇÃO DA TEMPORADA

Base do ACP encerra 2025 em alta e consolida projeto de formação

O ano de 2025 foi positivo para as categorias de base do Atlético Clube Paranavaí (ACP). A avaliação é do supervisor-geral das categorias de base, Weslen Martinelli, que destacou os resultados dentro de campo, a evolução estrutural do clube e o fortalecimento do projeto de formação de atletas após a implantação da SAF.

Ele relembra que a temporada começou com a participação na New Cup, disputada em Chopinzinho, que reuniu cerca de 40 equipes. O ACP chegou às semifinais nas categorias Sub-12 e Sub-14, sendo eliminado, respectivamente, por Palmeiras e Chapecoense, equipes tradicionais do futebol brasileiro.

Segundo Martinelli, o desempenho foi expressivo considerando o nível da competição e a idade dos atletas. “Chegar à semifinal em um torneio com esse número de equipes mostra que o trabalho está no caminho certo”, afirmou.

Outra competição de grande expressão foi o Brasileirinho Sub-14, em Minas Gerais. Na competição nacional, a equipe eliminou o Coimbra, fora de casa, e o Atlético Mineiro, mas perdeu a semifinal para o Ceará, que terminou campeão do torneio. Além das competições nacionais, o clube teve bom desempenho em torneios regionais. 

Para o supervisor, os resultados refletem a reestruturação vivida pelo clube nos últimos anos. Antes da SAF, o ACP enfrentava dificuldades financeiras e estruturais. “Com a SAF, o clube passou a ter organização, investimento e melhores condições de trabalho, tanto no profissional quanto na base”, avaliou.

Atualmente, a base do ACP conta com alojamento, alimentação completa, acompanhamento nutricional, preparação física, além de suporte médico, com fisioterapia e cardiologia. O clube também mantém parcerias e convênios que auxiliam no desenvolvimento dos atletas.

O novo cenário colocou o ACP novamente no radar de grandes clubes. Ao longo de 2025, atletas da base foram observados e sondados por equipes como Palmeiras, São Paulo, Atlético Mineiro, Cruzeiro, Botafogo, Cuiabá, Coritiba e Novorizontino.

“O objetivo da base é formar atletas e prepará-los para o alto rendimento. Hoje, o ACP passou a ser uma referência nesse processo”, destacou Martinelli.

A evolução também foi possível por causa de profissionais que estão ou passaram pelo clube, são eles: Adriano Spadoto, Fabio Lino, Igor Santana, Leonardo Franchi, Oscar Carvalho, Adriano Pimenta, Fernando, Vanuza, Dadá, Kendue, Vanderle, Kiq, Felipe Pavão, Erick Palazzai, Arielton, Deivinho, Gustavo Van Dal, Gustavo Henrique, Gabriel Melo, Otávio, Argeu, Ronaldo e João Severo. 

Para 2026, o planejamento prevê a manutenção de cerca de 80% do elenco das categorias Sub-15 e Sub-17, além de avaliações técnicas para completar os grupos. O calendário inclui competições como Copa Sul, Copa Paraná e o Campeonato Paranaense de Base.

Compartilhe: