O Espírito Santo consagra Jesus como Messias e mensageiro de boa notícia da salvação: toda sua existência é impregnada pelo Espírito. É por obra dele que Nosso Senhor pregará, fará milagres, restituirá a saúde e perdoará, morrerá e ressuscitará. Toda a existência dele é dominada pelo Espírito Santo, é uma vida espiritual.
O anúncio da salvação não será apenas uma teoria bonita, é uma pessoa viva: Jesus.
As mínimas ações de Cristo são guiadas e sustentadas pelo Espírito Santo, por isso têm uma dimensão de vida eterna. Ele vive para o Pai: seu alimento é fazer a vontade do Pai. Entrega-se à salvação dos homens dentro dos caminhos assinalados pelo Pai, sem que nada o demova desse traçado.
Uma voz do alto:…
A voz que se fez ouvir após o batismo de Jesus, enquanto ele se achava em oração, desvenda o segredo de sua pessoa.
À margem do Jordão, confundia-se com os que se comprometiam publicamente a fazer penitência pelos pecados. Seria um rosto anônimo. É Deus mesmo que manifesta e faz conhecer o seu Filho, apresenta-o ao mundo declarando sua identidade.
É o próprio Deus que autentica tanto a pessoa como a missão de Jesus. É ele o homem cheio do Espírito de Deus par comunicar o amor divino: “Tu és meu Filho amado, que muito me agrada.”.
O batismo e nós…
Também nós fomos marcados pelo Espírito Santo. No batismo, ele derramou-se sobre nós. Fomos chamados a viver segundo o Espírito. Isto significa um ato de fé na presença atuante do Espírito Santo em nós. Implica uma disponibilidade para deixar-se conduzir por ele a fim de realizar uma missão como a de Cristo.
A voz de Deus não precisa anunciar hoje que somos seus filhos, porquanto todo o tratamento que nos dispensa a sua Palavra o revela claramente. Ela é ternura, cuidado, atenção, firmeza e carinho.
O evangelho não afirma que o Espírito Santo desceu sobre Jesus no momento em que foi batizado, e sim depois, enquanto Jesus rezava (cf. v.21). Isso nos leva a crer que Jesus se fez batizar para manifestar sua solidariedade com os seres humanos. O Espírito desce sobre ele enquanto está rezando. Esse detalhe também é importante para Lucas, o evangelista que apresenta Jesus como aquele que reza. Com isso aprendemos que, para Lucas, o dom do Espírito Santo é a resposta de Deus à oração da humanidade (cf. 11,13: ‘O Pai dará o Espírito Santo àqueles que o pedirem’.
Portanto, podemos afirmar que o Espírito Santo é a grande resposta de Deus à ação do povo e de Jesus.
Lucas afirma que, enquanto Jesus rezava, o céu se abriu. Vemos, nesse sinal a resposta de Deus à esperança do povo. É bom lembrar um texto de Isaías, onde o povo pede a Deus: “Oxalá rasgasses o céu para descer! Diante de ti as montanhas se derreteriam!” (Is 63,19). Pois bem, em Jesus a esperança orante do povo tem sua resposta definitiva. E a resposta de Deus é tão forte e sentida, que o Espírito desce sobre Jesus em forma visível, como pomba. Portanto, as ações e palavras de Jesus são a visibilidade do Espírito que nele atua. O Espírito, pois, pode ser descoberto nas ações de Jesus que liberta as pessoas.
O centro do evangelho deste domingo está no v.22, isto é, na descida do Espírito sobre Jesus e na proclamação feita pelo Pai (a voz que vem do céu). Ele diz: “Tu és o meu Filho amado, em ti encontro a minha complacência” (v.22b). Essa frase recorda várias coisas. Em primeiro lugar, lembra Gn 22,2, o sacrifício de Isaac. Em segundo lugar, remete ao salmo 2,7. É o salmo que celebra a tomada de posse de um rei (Messias). No dia da unção e da entronização, o rei se torna filho de Deus. Jesus, portanto, é o rei-messias que o Pai ungiu com o Espírito Santo. Finalmente, a frase recorda o servo de Javé de Is 42,1 – 1ª leitura. Com isso aprendemos que Jesus vai realizar seu messianismo através do serviço que é resgate do povo. Jesus assume a missão de ser o servo que, investido pelo Espírito de Deus, promoverá o direito entre as nações. Ele não desanimará, nem se abaterá, até implantar o direito na terra.
A PALAVRA “BATISMO”, EM SUA RAIZ GREGA, SIGNIFICA “IMERGIR NA ÁGUA”. ESTE É O PRINCIPAL EFEITO DO BATISMO: PARTICIPAR DA PÁSCOA DE CRISTO E SER EXERTADO NELA; uma vez que aquele que é batizado desaparece na água, sofre uma morte semelhante a de Cristo, ressuscita para a vida e recebe a graça da imortalidade.
É UM NOVO NASCIMENTO. O SINAL DE IMERGIR POR TRÊS VEZES RECORDA EM NOME DE QUEM SOMOS ADQUIRIDOS COMO FILHOS, PARTICIPANTES DA DIVINA FAMÍLIA TRINITÁRIA.
A nossa resposta ao Batismo nos faz contemplar os “mistérios” celebrados e que somos convidados a saborear, porque quando fomos batizados recebemos de maneira infusa e gratuita, a fé. “Tu, que anteriormente parecias cego de coração”, por Cristo e através do Batismo te redimiste do pecado, purificaste os olhos e “te puseste a ver a luz dos sacramentos”.
Frei Filomeno dos Santos O.Carm.