(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

RELIGIÃO

BEBER DA FONTE

 “Elias, sai da gruta! O Senhor vai passar!” O Senhor não estava no impetuoso furacão, nem no terremoto, nem no fogo (1 Rs.19,11-12). Depois do fogo houve o murmúrio de uma Brisa Leve. “Quando Elias o ouviu, cobriu o rosto com o manto” (1 Rs.19,12-13):

O MANTO COMO SÍMBOLO DA REVELAÇÃO E DA EXPERIÊNCIA DE DEUS.

 Deus disse a Elias: “Ungirás Eliseu como profeta em teu lugar!” Elias foi e encontrou Eliseu trabalhando no campo com doze juntas de bois. “Passou perto dele e lançou sobre ele o seu manto” (1 Rs;19,19).

O MANTO COMO SÍMBOLO DA TRANSMISSÃO DA MISSÃO.

Elias disse a Eliseu: “Pede o que queres que eu faça por ti!” Eliseu pediu: “Que me seja dada uma dupla porção do teu espírito” (2 Rs.2,13).

O MANTO COMO SÍMBOLO DO DUPLO ESPÍRITO DE ELIAS.

Eliseu apanhou o manto, foi até o Jordão, bateu com ele nas águas do rio dizendo: “Onde está Javé, o Deus de Elias?” No mesmo instante, a exemplo do Mar Vermelho, as águas se dividiram e Eliseu atravessou o rio (2 Rs.2,14)

O MANTO COMO SÍMBOLO DE JAVÉ O DEUS DE ELIAS.

O rei Ocozias mandou mensageiros para consultar o ídolo Baal. Elias interveio e obrigou-os a voltar. O rei perguntou: “Que aparência tinha esse homem?” Disseram: “Era um homem vestido com manto de pelo”. O rei disse: “É Elias!” (2 Rs.1,1-8)

O MANTO COMO SÍMBOLO DE IDENTIFICAÇÃO E DE RECONHECIMENTO.

Os profetas usavam um manto, o manto do profeta (Zc.13,4), tinham uma tonsura própria de profeta, que parecia careca (2 Rs. 2,23), e chegavam a fazer incisões no corpo como marca própria de profeta (Zc.13,6; 1 Rs.18,28).

O MANTO COMO SÍMBOLO DA AÇÃO PROFÉTICA EM FAVOR DA JUSTIÇA.

Os judeus quando rezavam, se cobriam com um manto. Os fariseus chegavam a exagerar neste costume (Mt.23,5). Jesus usou um manto assim para rezar. O manto da oração envolvia a pessoa. Significava que somos envolvidos por Deus que nos acolhe e escuta.

O MANTO COMO SÍMBOLO DA ORAÇÃO E DA PRESENÇA DE DEUS.

Ao pé da cruz, os soldados dividiam entre si as roupas de Jesus. “Mas a túnica era sem costura, tecida como uma só peça, de alto a baixo”. Os soldados tiveram o cuidado de não rasgá-lo e a sortearam entre si (Jo.19,23-24).

O MANTO COMO SÍMBOLO DA UNIDADE DA IGREJA.

São Paulo diz que devemos revestir-nos de Jesus Cristo. Devemos tirar de dentro de nós a vida antiga e começar a viver uma vida nova. Revestir a veste nova e deixar a veste antiga (Col.3,10.12; Rm.13,14; Ef.4,24).

O MANTO COMO SÍMBOLO DO SEGUIMENTO DE JESUS E DA CONVERSÃO QUE JESUS PEDE.

Paulo diz também que devemos revestir a armadura da luz, a armadura de Deus, para que possamos estar firmes na luta que nos é proposta (Ef.6,11; Rm.13,12; Tes.5,8).

O MANTO COMO SÍMBOLO DA LUTA QUE O EVANGELHO PEDE DE NÓS.

Os primeiros Carmelitas no Monte Carmelo tinham abandonado o serviço ao senhor feudal e se dedicavam ao serviço da Senhora do Lugar. Como sinal da nova pertença usavam um avental pelo qual eram reconhecidos como carmelitas, irmãos de Nossa Senhora do Monte Carmelo.

O MANTO COMO SÍMBOLO DE PERTENÇA E DE SERVIÇO.

Este sinal de serviço e de pertença tornou-se o ESCAPULÁRIO DO CARMO, sinal e expressão da vida que vivemos no Carmelo. Sinal de proteção da parte de Maria e de compromisso de imitação da nossa parte.

O MANTO COMO SÍMBOLO DE PROTEÇÃO E DE IMITAÇÃO DE MARIA.

No dia em que entramos na Família Carmelitana e com ela nos comprometemos, recebemos o hábito do Carmo. É a veste que nos identifica e que expressa o compromisso que assumimos.

O MANTO COMO SÍMBOLO DO NOSSO COMPROMISSO, QUE TEM UM PREÇO.

Compartilhe: