CAMINHAR SEMPRE…
Na Bíblia, a intervenção da Palavra de Deus obriga o profeta Elias a sair do lugar onde se encontra para o lugar onde Deus o quer: “VAI-TE DAQUI!”… ELIAS DEVE CAMINHAR. “E Elias partiu e fez como Javé tinha mandado.” É um ITINERÁRIO MÍSTICO OU ESPIRITUAL realizado pelo profeta.
A maioria das Ordens Religiosas, ou Congregações têm nos fundadores a inspiração do modo de viver a vida religiosa no seguimento de Jesus Cristo. A Ordem Carmelitana talvez seja a única que não tem um fundador, mas figuras inspiradoras, estas figuras são Elias e Maria.
“Tudo o que desejamos e pretendemos ser na realidade da hora presente vemo-lo realizado na vida do profeta Elias e da bem-aventurada Virgem Maria, que cada um a seu modo, “tiveram o mesmo espírito, a mesma formação, o mesmo mestre: o Espírito Santo”.
Olhando para Maria e Elias, podemos mais facilmente compreender, interiorizar, viver e anunciar a verdade que nos torna livres. (Constituições da Ordem nº. 25) Por isso começamos hoje a refletir um pouco sobre o profeta Elias.
Desde que se abriu a ação da Palavra, a vida de Elias é só movimento. Já não pode parar. Deve andar sempre. Sair de um lugar para outro:
– para a torrente de Carit (1Rs. 17,3). – para Sarepta na Sidônia (1Rs. 17,9) – para ir encontrar o rei Acab no Carmelo (1 Rs.18,1) – para ir frente do rei até Jezrael (1 Rs.18,46) – para o Monte Horeb (1 Rs.19,8) – para continuar a missão de ungir Eliseu (1 Rs.19,15-16) – para denunciar o rei na vinha de Nabot (1 Rs.21,17-19) – para Betel (2 Rs.2,2) – para Jericó (2 Rs.2,4) – para o Jordão (2 Rs.2,6)
Ele já não se pertence. Sua vida tornou-se uma despedida contínua. Um peregrinar constante em busca do que Deus queria dele. Elias viveu em estado permanente de êxodo! No fim, ele é arrebatado (2 Rs.2,11). Como tal, ele já era conhecido pelo povo: alguém totalmente disponível que, a cada momento, podia ser levado pelo Espírito para realizar a obra de Deus (1 Rs.18,12).
De um lado, a Palavra, atinge Elias em todos os momentos da sua vida, tanto de clareza, de coragem e de decisão, como de confusão, de desânimo e de desencontro. De outro lado, o próprio Elias, que se abre, para que a Palavra tome conta dele e o leve por caminhos dos quais ele mesmo nem sempre conhece o trajeto nem percebe o alcance.
O CAMINHAR DE ELIAS não é geográfico, mas atinge todos os níveis da vida: o nível pessoal e comunitário; o nível das instituições tanto econômicas e sociais, como políticas e religiosas; o nível da cultura e dos valores básicos da vida. A Palavra que o chama e convoca inicia nele e através dele um processo de mudança e de transformação que abrange tudo e que continua até hoje.
Neste caminhar constante, motivado pela Palavra, Elias vai assumindo algumas características que são como janelas, como espelhos… ELIAS, HOMEM: DO DESERTO; DA BRISA LEVE; DA ALIANÇA; QUE DEFENDE A VIDA; DO CONFLITO; DA ORAÇÃO; DO ESPÍRITO E DO FOGO.
Para nós Carmelitas o caminhar de Elias é modelo do nosso caminhar para Deus e deixar-se transformar pela Sua Palavra e caminhar nos seus caminhos, mas também para cada cristão o caminhar de Elias inspira a deixar-se transformar do Homem Velho em Homem Novo, de uma vida sem sentido, para encontrar este sentido nos caminhos do Senhor.
Frei Filomeno dos Santos O.Carm
.