(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

RELIGIÃO

Beber da Fonte

  CAMINHAR SEMPRE…

Na Bíblia, a intervenção da Palavra de Deus obriga o profeta Elias a sair do lugar onde se encontra para o lugar onde Deus o quer: “VAI-TE DAQUI!”… ELIAS DEVE CAMINHAR. “E Elias partiu e fez como Javé tinha mandado.” É um ITINERÁRIO MÍSTICO OU ESPIRITUAL realizado pelo profeta.

A maioria das Ordens Religiosas, ou Congregações têm nos fundadores a inspiração do modo de viver a vida religiosa no seguimento de Jesus Cristo. A Ordem Carmelitana talvez seja a única que não tem um fundador, mas figuras inspiradoras, estas figuras são Elias e Maria.

“Tudo o que desejamos e pretendemos ser na realidade da hora presente vemo-lo realizado na vida do profeta Elias e da bem-aventurada Virgem Maria, que cada um a seu modo, “tiveram o mesmo espírito, a mesma formação, o mesmo mestre: o Espírito Santo”.

Olhando para Maria e Elias, podemos mais facilmente compreender, interiorizar, viver e anunciar a verdade que nos torna livres. (Constituições da Ordem nº. 25) Por isso começamos hoje a refletir um pouco sobre o profeta Elias.

Desde que se abriu a ação da Palavra, a vida de Elias é só movimento. Já não pode parar. Deve andar sempre. Sair de um lugar para outro:

– para a torrente de Carit (1Rs. 17,3). – para Sarepta na Sidônia (1Rs. 17,9) – para ir encontrar o rei Acab no Carmelo (1 Rs.18,1) – para ir frente do rei até Jezrael (1 Rs.18,46) – para o Monte Horeb (1 Rs.19,8) – para continuar a missão de ungir Eliseu (1 Rs.19,15-16) – para denunciar o rei na vinha de Nabot (1 Rs.21,17-19) – para Betel (2 Rs.2,2) – para Jericó (2 Rs.2,4) – para o Jordão (2 Rs.2,6)

Ele já não se pertence. Sua vida tornou-se uma despedida contínua. Um peregrinar constante em busca do que Deus queria dele. Elias viveu em estado permanente de êxodo! No fim, ele é arrebatado (2 Rs.2,11). Como tal, ele já era conhecido pelo povo: alguém totalmente disponível que, a cada momento, podia ser levado pelo Espírito para realizar a obra de Deus (1 Rs.18,12).

De um lado, a Palavra, atinge Elias em todos os momentos da sua vida, tanto de clareza, de coragem e de decisão, como de confusão, de desânimo e de desencontro. De outro lado, o próprio Elias, que se abre, para que a Palavra tome conta dele e o leve por caminhos dos quais ele mesmo nem sempre conhece o trajeto nem percebe o alcance.

O CAMINHAR DE ELIAS não é geográfico, mas atinge todos os níveis da vida: o nível pessoal e comunitário; o nível das instituições tanto econômicas e sociais, como políticas e religiosas; o nível da cultura e dos valores básicos da vida. A Palavra que o chama e convoca inicia nele e através dele um processo de mudança e de transformação que abrange tudo e que continua até hoje.

Neste caminhar constante, motivado pela Palavra, Elias vai assumindo algumas características que são como janelas, como espelhos… ELIAS, HOMEM: DO DESERTO; DA BRISA LEVE; DA ALIANÇA; QUE DEFENDE  A VIDA; DO CONFLITO; DA ORAÇÃO; DO ESPÍRITO E DO FOGO.

Para nós Carmelitas o caminhar de Elias é modelo do nosso caminhar para Deus e deixar-se transformar pela Sua Palavra e caminhar nos seus caminhos, mas também para cada cristão o caminhar de Elias inspira a deixar-se transformar do Homem Velho em Homem Novo, de uma vida sem sentido, para encontrar este sentido nos caminhos do Senhor.

                                     Frei Filomeno dos Santos O.Carm

.

Compartilhe: