O QUE É IGREJA?
A esta pergunta o Catecismo Romano respondia: “É a Sociedade dos cristãos fundada por Jesus Cristo e governada pelos apóstolos e seus legítimos sucessores”. Em toda a Sociedade existe o fenômeno da estrutura do poder em classes. Sendo sociedade era um tipo de Igreja piramidal…
IGREJA HIERÁRQUICA
Igreja sociedade:
Os fiéis no chão, com a tarefa de escutar as ordens vindas do alto e obedecer falando sempre: “Sim Senhor”, “O Senhor é que sabe”, “O Senhor é que manda”.
A IGREJA TRADICIONAL
A Igreja Tradicional era a Igreja do tempo que o Brasil foi descoberto pelos portugueses, em 1500. O rei deu também ordem para fundar a Igreja. Ele queria catequizar e batizar os índios e prestar assistência religiosa aos portugueses que vieram para o Brasil. O rei era o chefe do Pais. A religião oficial do Brasil era o Catolicismo. A Igreja e o Governo eram uma coisa só. O rei fazia leis injustas para o povo e recebia apoio até dos bispos. Alguns bispos chegavam a dizer que era vontade divina obedecer tais leis.
IGREJA DO CÉU
Igreja muito do céu. Distante das coisas da vida e seus problemas. Conquistar o céu e a salvação. Fé desligada da vida. Imaginemos que nesta Igreja do céu tem umas cordas e o povo puxando a Igreja para baixo, para trazê-la para a realidade. É o que aconteceu mais tarde com as Campanhas da Fraternidade no Brasil. E nessa nova sociedade, a Igreja está ajudando os homens a encontrar Cristo, a viver como irmãos de fato, a ser mais felizes?
“ABRAMOS AS JANELAS E DEIXEMOS ENTRAR UM VENTO NOVO”.
Perguntas como essas passam a preocupar muita gente até que o Papa XXIII, sentindo os problemas dos cristãos de todo o mundo, resolve reunir os Bispos em Roma para o Concílio Vaticano II, em 1962. Nesse Concílio os Bispos pediram uma Igreja mais do jeito da Bíblia: mais perto de Jesus Cristo e do Evangelho. Uma Igreja voltada para os problemas do homem de hoje. Uma Igreja Povo de Deus onde o leigo tenha vez e voz e não seja mero executor das ordens dos Bispos e Padres.
IGREJA DO VATICANO SEGUNDO IGREJA COMUNIDADE: POVO DE DEUS EM MARCHA
O C.V.II na Lumen Gentium, salienta a dimensão da Igreja Comunidade (Cristo estabeleceu sua Igreja como Comunidade de fé, esperança e caridade” Nº 8 Não mais como sociedade, mas comunidade que fundamenta na igualdade do Batismo dos seus membros. A Igreja se considera em movimento, a caminho, numa consciência de Igualdade, de Fraternidade, de Participação. Não mais Igreja Piramidal, mas um Igreja numa forma de círculo.
VOCÊ TAMBÉM É IGREJA!
Igreja como responsabilidade de todos – os leigos são Igreja. Pelo batismo todos na Igreja, são chamados a vivenciar o Evangelho em si e anunciá-lo na sua pastoral integral. Todo cristão tem a consciência pratica da responsabilidade comum pela tarefa de ser Sacramento do Reino, salvação para o mundo.
IGREJA INSERIDA NA HISTÓRIA DOS HOMENS.
Uma Igreja, Povo de Deus em marcha não pode pensar de modo estático, rígido estruturado, mas sempre aberta aos apelos de Deus no momento presente, criando e revivendo na força do Espírito, a sua pastoral social.
IGREJA LIBERTADORA
A Igreja sensibilizada pela situação de exploração e injustiça reinantes e criticamente desiludida dos modelos de desenvolvimento elaborados pelos sistemas, percebe que somente numa ruptura radical com os interesses dominantes se torna possível a libertação do povo pobre, das classes menos favorecidas, dos setores marginalizados da sociedade.
“As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos os que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo” L.G. Nº1
DIMENSÃO MINISTERIAL DA IGREJA
O leigo começa a se sentir mais livre e responsável, assumindo a sua Ceb.
Vai co-dividindo os múltiplos “SERVIÇOS” MINISTÉRIOS.
O Padre não é mais o dono, o que “sabe tudo’, mas é o animador, o orientador de Cebs. O Bispo se coloca a serviço de todos, incentivando, animando as Cebs, sendo sinal de Comunhão entre as Cebs.
Retomando a História nas mãos temos o documento de Aparecida, que nos convocou a ser: “Discípulos e Missionários”; e a “Igreja em saída” do Papa Francisco, agora sinodal que convoca a todos: “A caminhar juntos”.
Frei Filomeno dos Santos O.Carm.