O bispo diocesano de Paranavaí, dom Mário Spaki, anunciou os nomes dos padres que serão transferidos para outras paróquias a partir de 2023. “É um dos momentos mais difíceis, pois a convivência leva as pessoas a se apegarem bastante ao padre.”
Além do Conselho Presbiteral que cuida da vida e do ministério dos padres, há um grupo de párocos que ajuda a organizar as transferências e a discernir com cuidado, para que a evangelização avance do melhor dos modos possível. “São frutos de constantes diálogos, a fim de entender a vontade de Deus. Digo uma coisa: jamais ache que estou punindo alguém com as transferências, pois isso não é verdade.”
De acordo com dom Mário Spaki, as transferências são necessárias, mas independentemente das mudanças “Deus continuará chegando para você e sua família por meio da comunidade, do Evangelho, pela eucaristia, pela vida de oração em família”.
Todos os padres transferidos tomarão posse canônica em fevereiro de 2023, com data ainda a ser agendada, explicou o bispo. “Todos os demais continuam onde estão.” As informações são da assessoria de imprensa da Diocese de Paranavaí.
Dom Mário Spaki apontou as seguintes alterações:
- Padre Luiz da Graça vai para a Paróquia de Terra Rica e padre Marcelo Aparecido Santiago, para a Nossa Senhora Aparecida, de Loanda.
- Padre Adão Dias Martins vai para a Paróquia de São Pedro do Paraná e Porto Rico. Padre José Carlos Pereira de Carvalho o ajudará celebrando missas em São Pedro do Paraná e São José, para que padre Adão se dedique a Porto Rico, atuando como pároco.
- Padre José Bezerra da Silva Neto vai para a Paróquia Santo Antônio de Santo Antônio do Caiuá.
- Padre Rodrigo de Carvalho será o reitor do Seminário de Filosofia São João Maria Vianney, de Alto Paraná.
- Padre Claudiomar Cardoso irá para a Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe de Loanda.
- Padre Paulo Alves Martins será o novo pároco da São José Operário de Paranavaí. Padre Paulo continua como coordenador diocesano de pastoral e diretor da Rádio Cultura.
- Padre Antonio Augusto Crivelaro, que por 27 anos atuou como pároco em várias paróquias de na diocese, retornará para junto da família, em Jaú, Estado de São Paulo.
- O seminarista Matheus Canônico Urgnani, que concluiu os estudos para ser padre, fará o estágio pastoral na Paróquia Santo Antônio de Alto Paraná e se preparará para ser ordenado diácono e padre, em 2023.