Após quase dois meses de suspensão, a BlaBlaCar voltou a operar no Paraná nesta sexta-feira (28). A retomada do serviço foi possível após o Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) revogar a liminar que proibia a plataforma de intermediar caronas no estado.
A interrupção havia sido imposta em 30 de dezembro de 2024, após uma ação movida pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros dos Estados do Paraná e Santa Catarina (FEPASC) e pelo Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário Intermunicipal de Passageiros do Estado do Paraná (RODOPAR). As entidades questionavam o modelo da BlaBlaCar, argumentando que a prática configuraria transporte irregular de passageiros.
Com a decisão do TJ-PR, a carona solidária volta a ser uma opção para milhares de paranaenses que utilizam a plataforma. Para muitos usuários, o serviço não é apenas uma alternativa conveniente, mas a única forma acessível de viajar entre cidades. Na época da proibição, o Diário do Noroeste conversou com pessoas de Paranavaí que se sentiram afetados com a decisão (Leia a matéria completa).