A Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) divulgou na manhã desta segunda-feira (29) o resultado da Black Friday deste ano. A variação foi positiva em 13,88% em relação ao mesmo período do ano passado, ou seja, quinta, sexta e sábado.
Com este resultado, a Black Friday se consolida como a segunda melhor data do comércio de Paranavaí, perdendo apenas para o Natal e superando o Dia das Mães. Chama a atenção porque é a única data comercial que não tem apelo sentimental, como Dia das Mães, Namorados, Crianças ou Natal.
Na avaliação do gerente da Aciap, Carlos Henrique (Kaká) Scarabelli, esta variação positiva se deve “ao ambiente favorável e propício que o comércio de Paranavaí proporciona aos seus clientes e lojistas”. Atribui o resultado também às estratégias de marketing que tem sido “melhorado e otimizado a cada campanha”, com investimentos na mídia tradicional (rádio e jornal), portais e nas redes sociais. “Isto faz com que a população já conheça antecipadamente as condições especiais de venda, como preços e prazos diferenciados”.
A variação positiva é atribuída ainda ao calendário comercial da cidade, que “é muito favorável. Este ano conseguimos incluir a quinta-feira à noite, o que ajuda a consolidar bem as vendas neste período”.
Outro ponto que contribuiu para o crescimento das vendas na avaliação do gerente da Aciap foi a Lei Municipal, que autoriza o uso parcial das calçadas em datas especiais. “O crescimento de vendas com a exposição dos produtos na calçada pode aumentar em até 30%. A lei ajuda muito, porque os clientes têm a percepção visual da oferta enquanto caminha pela cidade. É outro diferencial que Paranavaí oferece em relação a outros municípios.
(Assessoria Aciap)