Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Corpo de Bombeiros forma 93 novos guarda-vidas militares e civis para reforçar segurança aquática no Estado Foto: Paulo Henrique/SESP

SEGURANÇA

Bombeiros formam 93 novos guarda-vidas militares e civis para reforçar segurança aquática

O Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) realizou, na manhã desta quinta-feira (12), em Matinhos, a formatura dos cursos de Guarda-Vidas Militar (GVM) e Guarda-Vidas Civil (GVC) da turma 2025/2026. A solenidade marcou a conclusão da formação de 93 novos guarda-vidas, preparados para atuar na prevenção, no salvamento aquático e no atendimento a ocorrências de afogamento em todo o Estado.

Do total de formandos, 30 são guarda-vidas militares, integrantes do efetivo da corporação, que passaram por 588 horas/aula de treinamento intensivo, com foco em técnicas avançadas de salvamento, resistência física e atuação em situações de alta complexidade. Já o curso de Guarda-Vidas Civil formou 63 voluntários, sendo 44 capacitados para atuação em águas abertas, no litoral, e 19 voltados para águas interiores, como rios e represas. A formação dos civis teve carga horária de 450 horas/aula.

Durante a cerimônia, foram homenageados os primeiros colocados de cada categoria: o soldado Leonardo Cesar Bolfer Correia, 1º colocado do curso de Guarda-Vidas Militar; Rafael Ferreira El Memari, 1º colocado entre os Guarda-Vidas Civis de Águas Abertas; e Wellington Costa Oliveira, 1º colocado na modalidade Águas Interiores. O 3º sargento Anderson Fernandes foi o orador da turma GVM.

Conforme o secretário da Segurança Pública, Hudson Leôncio Teixeira, a formatura representa o reconhecimento pelo esforço e dedicação dos alunos ao longo do curso. “Hoje é um dia de reconhecimento. Cada formando que está aqui superou limites, enfrentou um treinamento exigente e demonstrou compromisso com a vida do próximo. O Estado valoriza esse esforço e confia plenamente na capacidade desses novos guarda-vidas para cumprir essa missão tão importante”, disse.

O comandante-geral do CBMPR, coronel Antonio Geraldo Hiller Lino, ressaltou o nível de exigência da preparação. “A formação de guarda-vidas exige superação diária, preparo físico rigoroso e domínio técnico. Hoje entregamos à sociedade homens e mulheres prontos para cumprir uma das missões mais nobres da corporação: proteger vidas no ambiente aquático, com profissionalismo, disciplina e comprometimento”, afirmou.

A cerimônia contou com momentos simbólicos, como a entrada dos formandos correndo e entoando canções da corporação, a entrega dos certificados e a leitura do termo de encerramento, que formalizou a prontidão dos novos guarda-vidas para o serviço. O encerramento foi marcado pela tradicional natação no mar, simbolizando o início imediato das atividades e a integração dos formandos ao ambiente de atuação.

Compartilhe: