REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
A cozinha é o ambiente da casa que oferece maior risco de acidentes envolvendo crianças. A panela no fogo, o forno aceso e os utensílios cortantes e pontiagudos são algumas das ameaças à integridade física.
Esses e outros apontamentos estão na lista de orientações do Corpo de Bombeiros para a comunidade de Paranavaí. As palestras em parceria com o Conselho Comunitário de Segurança e a Secretaria de Saúde percorrerão bairros e distritos, levando informações sobre primeiros socorros. O ciclo começou na manhã de ontem (9), na Unidade Básica de Saúde Coloninha, no Jardim São Jorge.
Serão 19 palestras, com enfoque principal no engasgamento infantil e técnicas para desobstruir as vias aéreas de recém-nascidos, crianças e adultos. Em 2022 a equipe do 9º Subgrupamento de Bombeiros Independente (9º SGBI) atendeu oito ocorrências dessa natureza.
O tenente Victor Kamei explicou que parte dos casos e engasgamento é resolvida graças às instruções repassadas por telefone, com o passo a passo para a desobstrução das vias aéreas. Mesmo nessas situações, os bombeiros vão até o local para verificar a situação e indicar atendimento médico, se assim for necessário.
As técnicas de primeiros socorros, tanto para pessoas engasgadas quanto para outros acidentes domésticos, podem salvar vidas, disse Kamei. Por isso é importante que as pessoas saibam o que fazer e o que não fazer. A preocupação também é válida para ocorrências de trânsito.
Independentemente da gravidade, o tenente do 9º SGBI de Paranavaí destacou: “Em qualquer situação de emergência, entrem em contato com o Corpo de Bombeiros ou o Samu [Serviço de Atendimento Móvel de Urgência]”. O auxílio chegará o mais rapidamente possível, garantiu Kamei.
O telefone do Corpo de Bombeiros é 193 e o do Samu, 192.
Bombeiros em formação – Na manhã de ontem, 24 alunos do curso de formação acompanharam a palestra na UBS Coloninha. A partir de hoje, serão eles os responsáveis pela conversa com a comunidade sobre primeiros socorros.
De acordo com o tenente Victor Kamei, todos conhecem as técnicas a serem aplicadas em casos de acidentes domésticos e estão aptos a levar informações e tirar dúvidas dos moradores.
Compartilhar – O vice-presidente do Conselho Comunitário de Segurança, Cláudio Miguel de Souza, afirmou que tão importante quanto receber as orientações é compartilhá-las com familiares, amigos, vizinhos. A intenção sempre é salvar vidas.