Pentacampeã, a seleção brasileira é a mais vitoriosa da história da competição
DA FOLHAPRESS
O clássico sul-americano entre Brasil e Argentina definirá o campeão da Copa do Mundo de futsal de 2024, em partida marcada para o próximo domingo (6), às 12h (horário de Brasília), em Tashkent, capital do Uzbequistão.
Os argentinos venceram a seleção francesa nesta quinta-feira (3) por 3 a 2 e asseguraram sua vaga na decisão pela terceira vez seguida – foram campeões em 2016, batendo a Rússia na final por 5 a 4, e ficaram com o vice em 2021, quando perderam para Portugal por 2 a 1.
Já os franceses nunca venceram a competição e foram acusados de entregar o resultado contra o Irã pela última rodada da fase de grupos na edição deste ano, para ter, em tese, um caminho mais fácil nas fases seguintes.
A seleção brasileira havia garantido a presença na final – encerrando um hiato de 12 anos – ao vencer na véspera a Ucrânia, também pelo placar de 3 a 2.
No mundial de 2021, os argentinos foram os responsáveis por eliminar o Brasil na semifinal por 2 a 1. Em 2012, foi a vez de a seleção brasileira derrotar a Argentina por 3 a 2 nas quartas de final. As duas equipes também se enfrentaram na disputa pelo terceiro lugar no mundial de 2004, quando o Brasil venceu por 7 a 4.
Pentacampeã, a seleção brasileira é a mais vitoriosa da história da competição. O último título veio em 2012, quando o craque Falcão ainda estava em quadra. A Espanha vem em seguida, com dois títulos.