(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:

CÂMARA

Bueno vota a favor de MP que amplia crédito para empreendedores e produtores rurais

O deputado federal Rubens Bueno (Cidadania-PR) votou a favor da aprovação da medida provisória (MP 1057/21) que amplia o crédito para microempreendedores individuais (MEI), micro e pequenas empresas e produtores rurais com faturamento até R$ 4,8 milhões. Pelo Programa de Estímulo ao Crédito (PEC), os bancos fazem empréstimos sob seu risco em troca de créditos presumidos a serem usados para diminuir tributos. O texto seguirá agora para o Senado.

“Além de ajudar as empresas, essa medida poderá garantir a manutenção de milhares de empregos que estão em risco devido a dificuldade que os empresários estão tendo para saldar todos os seus compromissos. Muitos estão passando por uma série de dificuldades devido às consequências da pandemia”, disse o deputado.

O programa visa estimular os bancos a emprestarem, até 31 de dezembro de 2021, para micro e pequenos empresários. O faturamento será medido pelas informações repassadas à Receita Federal referentes ao ano-calendário de 2020. O Conselho Monetário Nacional (CMN) regulamentou o tema, determinando prazo mínimo de pagamento da dívida em 24 meses.

A MP especifica ainda que os empréstimos feitos pelos bancos deverão ser feitos com recursos captados pelos próprios bancos e não poderão receber recursos públicos. O potencial desse mecanismo de gerar créditos antecipadamente é da ordem de R$ 48 bilhões, na avaliação do governo.

Compartilhe: