(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Foto: Ivan Fuquini

PLANEJAMENTO

Calçadão na área central de Paranavaí? Secretário fala da revitalização no eixo comercial

Responsável pela pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Henrique Scarabelli defendeu amplo diálogo sobre o tema com o setor varejista e a comunidade

REINALDO SILVA

Da Redação

A revitalização da área central de Paranavaí deve ser executada em 2026. A projeção é do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Henrique Scarabelli, que falou sobre as possibilidades de mudanças e avaliou os impactos para o eixo comercial da cidade.

“Ainda está em fase de estudos para ver todas as condições que possam melhorar a circulação de pessoas e não prejudiquem o trânsito. A gente fala em calçadão, mas e o trânsito? Como a gente vai desembaraçar o trânsito?”

Scarabelli apontou dois fatores complicadores: ruas e passeios públicos estreitos e trechos com disposição em leque, quando três vias se encontram e formam seis saídas. O fechamento de determinados pontos comprometeria, entre outros aspectos, o acesso de ônibus do transporte coletivo ao terminal urbano.

Segundo Carlos Henrique Scarabelli, a administração municipal  estuda a revitalização do eixo central da cidade
Foto: Ivan Fuquini

Por outro lado, o calçadão proporcionaria mais conforto e segurança para os consumidores que prestigiam as lojas físicas. A Rua XV de Novembro em Curitiba é um exemplo de sucesso. O trecho exclusivo para pedestres reúne estabelecimentos comerciais, prédios históricos e elementos ornamentais. O espaço também é utilizado para a realização de eventos artísticos e culturais.

“Alguns [comerciantes] são favoráveis, outros são contrários. A gente precisa ver qual vai ser realmente o melhor caminho, estudando com muito critério para chegar a um denominador comum e encontrar a melhor solução.”

Disposição em leque, com encontro de três vias públicas, poderia dificultar a criação de um calçadão
Foto: Ivan Fuquini

A decisão passará por reuniões técnicas promovidas em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), principal entidade de representação do setor varejista, e, provavelmente, audiências públicas.

Compartilhe: