Responsável pela pasta de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Henrique Scarabelli defendeu amplo diálogo sobre o tema com o setor varejista e a comunidade
REINALDO SILVA
Da Redação
A revitalização da área central de Paranavaí deve ser executada em 2026. A projeção é do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Carlos Henrique Scarabelli, que falou sobre as possibilidades de mudanças e avaliou os impactos para o eixo comercial da cidade.
“Ainda está em fase de estudos para ver todas as condições que possam melhorar a circulação de pessoas e não prejudiquem o trânsito. A gente fala em calçadão, mas e o trânsito? Como a gente vai desembaraçar o trânsito?”
Scarabelli apontou dois fatores complicadores: ruas e passeios públicos estreitos e trechos com disposição em leque, quando três vias se encontram e formam seis saídas. O fechamento de determinados pontos comprometeria, entre outros aspectos, o acesso de ônibus do transporte coletivo ao terminal urbano.

Foto: Ivan Fuquini
Por outro lado, o calçadão proporcionaria mais conforto e segurança para os consumidores que prestigiam as lojas físicas. A Rua XV de Novembro em Curitiba é um exemplo de sucesso. O trecho exclusivo para pedestres reúne estabelecimentos comerciais, prédios históricos e elementos ornamentais. O espaço também é utilizado para a realização de eventos artísticos e culturais.
“Alguns [comerciantes] são favoráveis, outros são contrários. A gente precisa ver qual vai ser realmente o melhor caminho, estudando com muito critério para chegar a um denominador comum e encontrar a melhor solução.”

Foto: Ivan Fuquini
A decisão passará por reuniões técnicas promovidas em parceria com a Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), principal entidade de representação do setor varejista, e, provavelmente, audiências públicas.