REINALDO SILVA
reinaldo@diariodonoroeste.com.br
Os vereadores de Paranavaí aprovaram por unanimidade o fim do recesso parlamentar no meio do ano. A emenda à Lei Orgânica do Município passa a valer a partir da data da publicação oficial, prevista para esta quarta-feira.
Com o resultado da votação em segundo turno, na sessão de anteontem (10), não haverá mais férias para os vereadores de 17 a 31 de julho.
O propositor da alteração, vereador Luís Paulo Hurtado, presidente da Câmara, disse que a paralisação não é razoável. “Já temos 40 dias de férias no fim do ano [entre 23 de dezembro e 1° de fevereiro], não precisamos de mais 15, 17.”
Ele já havia se manifestado sobre o tema e reiterou seu ponto de vista durante a reunião ordinária de segunda-feira: “Se somos eleitos pela população e pagos pela população, nada mais justo que termos os mesmos direitos, não privilégios”. Referiu-se especificamente ao fato de os trabalhadores terem 30 dias de férias, conforme determina a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Na opinião de Luís Paulo, a mudança na Lei Orgânica do Município representa a moralização da política.
Em outras ocasiões, o presidente da Câmara lembrou que mesmo durante o recesso parlamentar de julho os servidores do Legislativo mantêm os trabalhos administrativos normalmente e o Executivo também não para.
Sendo assim, disse Luís Paulo, é justo que as comissões sigam se reunindo sem interrupções e as reuniões ordinárias sejam mantidas em julho.