(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Lei de Diretrizes Orçamentárias orienta o poder público nos cálculos para investimentos no ano seguinte
Foto: Ivan Fuquini
Lei de Diretrizes Orçamentárias orienta o poder público nos cálculos para investimentos no ano seguinte Foto: Ivan Fuquini

PARANAVAÍ

Câmara de Vereadores aprova diretrizes para o orçamento anual de 2025

REINALDO SILVA

Da Redação

A Câmara de Vereadores de Paranavaí aprovou na última segunda-feira (16) a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece as normas gerais para a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025.

O texto segue para a sanção do prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ) e posterior publicação no diário oficial.

Conforme consta da LDO, a receita total do município será programada de acordo com algumas prioridades, pela ordem:

  • Custeio de pessoal e encargos sociais, inclusive contribuições ao sistema de seguridade social, compreendendo os planos de previdência social e de assistência à saúde;
  • Custeio administrativo e operacional;
  • Garantia do cumprimento dos princípios constitucionais, em especial no que se refere ao ensino fundamental e à saúde;
  • Garantia do cumprimento e do pagamento de sentenças judiciais;
  • Contrapartidas dos convênios, dos programas objetos de financiamentos nacionais e internacionais e das operações de crédito; e
  • Reserva de contingência.

Somente depois de atendidas essas prioridades poderão ser programados recursos para atender novos investimentos. As obras em andamento e a conservação do patrimônio público terão prioridade para continuidade ou conclusão, exceto no caso de projetos programados com recursos de transferência voluntária e operação de crédito.

De acordo com o secretário municipal de Fazenda, Gilmar Pinheiro, a equipe técnica da prefeitura está compilando os últimos dados para finalizar o projeto de lei que fixa receitas e despesas para 2025, ou seja, a LOA, portanto o valor ainda não foi definido.

A previsão orçamentária para o ano corrente, aprovada em 2023, é de R$ 448,6 milhões.

Procuradora jurídica do Legislativo, Gisele Piperno Garcia informou que o Executivo tem até 30 de setembro para apresentar a proposta de Lei Orçamentária Anual. O texto será analisado pelos vereadores e discutido com a comunidade em audiência pública. A votação final se dará em duas sessões até o fim do ano.

A LOA 2025 evidenciará receitas e despesas de cada uma das unidades gestoras: secretarias, fundos, autarquias e seguridade social, discriminando unidade orçamentária, função, subfunção, programa, projeto, atividade, operação especial, categoria econômica, grupo de natureza da despesa, modalidade de aplicação, elemento de despesa e fonte de recurso.

Compartilhe: