(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Os vereadores mirins tomaram posse na última segunda (19)
Os vereadores mirins tomaram posse na última segunda (19)

EM PARANAVAÍ

Câmara de Vereadores faz sessão de posse dos primeiros vereadores mirins

Aleksa Marques / Da Redação

A posse dos primeiros vereadores mirins de Paranavaí aconteceu na noite da última segunda-feira (19) na Câmara Municipal de Vereadores. Familiares, amigos e os vereadores da cidade estiveram presentes para celebrar esse projeto em parceria com o Núcleo Regional de Educação, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e a Casa de Leis.

De acordo com a assessora de imprensa da Câmara Municipal de Paranavaí, Josilene Kummer, houve um projeto e os alunos tiveram treinamentos com urnas eletrônicas, criaram partidos e lançaram suas candidaturas, tudo auxiliado pelo Tribunal de Contas e pelo corpo docente dos Colégios Estaduais Cívico-Militares Flauzino Dias Viegas, Leonel Franca e Silvio Vidal.

Os candidatos tiveram que conquistar os alunos para ganhar os votos no dia da eleição por meio das urnas. E nesta segunda (19) foi realizada a posse do primeiro pleito dos vereadores mirins. A mais votada de todos os colégios foi a estudante do Flauzino Dias Viegas Emilena Maranhão, de 16 anos, com 41% dos votos. Por esse motivo ela foi a presidente da sessão, como rege a lei.

Segundo ela, sua proposta foi muito bem aceita por todos, pois se tratava de um tema que está em alta: o psicológico dos jovens estudantes no mundo pós-pandemia. “Depois que eu trouxe o assunto, ele foi muito discutido em sala de aula e vários colegas vieram falar comigo sobre isso. Acho que foi por isso que consegui tantos votos. Precisamos falar sobre o psicológico dos alunos”, comentou.

Luiz Murilo Araújo, Miriã Mendonça e Poliana de Souza todos com 17 anos mencionaram a importância do contato com a Câmara dos Vereadores desde cedo e que agora podem ajudar de forma mais efetiva o colégio onde estudam e também o bairro onde vivem. “Eu como vereadora mirim eu prometo ser justa e fazer minha parte. Sou moradora do São Jorge e sei em quais pontos meu bairro pode melhorar. Vou buscar saber das necessidades das pessoas para poder ajudar”, enfatizou Poliana.

A ideia é que eles tenham quatro encontros. O primeiro foi a posse e a eleição da mesa. O segundo é para instruir sobre o que faz um vereador, como fazer um projeto de lei e a função do poder legislativo. O terceiro encontro será para a apresentação de seus projetos de lei e também para a votação. O último encontro será uma reunião para o encerramento do projeto.

“O intuito é que estes jovens vivenciem o dia a dia dos vereadores, conheçam seus direitos, entendam como funciona a política e de que maneiras eles podem contribuir para a sociedade”, comentou Josilene.

Compartilhe: