Aproximadamente 1500 peregrinos participaram das primeiras caminhadas penitenciais realizadas em Alto Paraná e Loanda no último fim de semana, em comemoração ao Ano Jubilar, proclamado pelo Papa Francisco para 2025. Os percursos foram de 3km e 9km, respectivamente, e contaram com a presença do bispo de Paranavaí, Dom Mário Spaki, dos párocos locais e dos fiéis.
Em Alto Paraná, participaram cerca de 500 pessoas. A caminhada começou na capela Nossa Senhora Stella Maris, no distrito de Maristela, e seguiu até a matriz. “Foi muito bonito, tinham crianças, jovens e idosos! Fomos rezando, cantando e louvando a Deus por intermedio de Maria, porque ela é a nossa mãe da esperança e Ele é a nossa esperança. Louvado seja Deus por este ano santo jubilar”, disse o bispo antes de celebrar a missa de encerramento.

Já em Loanda, para alguns fiéis a caminhada começou às 5h30, seguindo por avenidas e estradas rurais a caminho de uma das capelas da cidade. Mil pessoas participaram cantando, rezando e meditando em silêncio imersas na natureza. Jovens acólitos conversaram com o bispo e brincaram dizendo que, apesar do cansaço, foi um momento muito legal e de muita fé. Outra peregrina falou: “Não tenho como descrever, foi emocionante e divino”.

PROGRAMAÇÃO
Outras peregrinações serão realizadas na Diocese de Paranavaí até abril, todas com a presença do bispo, celebração da Santa Missa e recebimento das indulgências jubilares. Neste sábado (22) será em São Carlos do Ivaí e domingo (23) em São Pedro do Paraná. Clique AQUI para baixar o cronograma completo.