O Procon de Paranavaí realizou 62 atendimentos durante uma campanha de renegociação de dívidas, realizada com o apoio do Sebrae/PR, Prefeitura, Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) e Unipar, na segunda quinzena de novembro. As pessoas atendidas tiveram as audiências de renegociação com as empresas credoras agendadas a partir de 10 de dezembro.
Para o coordenador do Procon de Paranavaí, Carlos Eduardo Balliana, o balanço da ação foi positivo, já que foi possível intermediar a conversa entre consumidores e credores.
“A iniciativa teve como objetivo ajudar os consumidores a resolverem suas pendências financeiras e, por consequência, a voltarem a obter crédito no mercado de consumo”, comenta.
Balliana explicou que as empresas credoras não são obrigadas a renegociar as dívidas, por essa razão a ajuda do Procon e outras instituições para tentativas de renegociação é importante. Ele comenta que há consumidores que deixam de procurar apoio por receio de constrangimento ou outros transtornos, por isso o mutirão buscou incentivar essas pessoas a buscarem auxílio.
Além de ajudar os consumidores, a campanha visou apoiar as empresas credoras no recebimento de créditos pendentes. Trata-se de um movimento de fomento à recuperação, aceleração e expansão da economia local.
A iniciativa é uma das medidas previstas no Paranavaí 5.0, programa de retomada e aceleração da economia, realizado pela Prefeitura e Sebrae/PR.
“O crédito é um dos temas mais importantes nesse período de recuperação da economia. Os consumidores e micro e pequenos empresários endividados têm dificuldades no consumo e na obtenção de crédito. Dentro do Paranavaí 5.0, a proposta de uma campanha de renegociação tem como objetivo girar a economia e acelerar o processo de retomada”, observa a consultora do Sebrae/PR, Narliane de Melo Martins.