A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) lança, a partir desta sexta-feira (1º), uma campanha de conscientização sobre crise climática e uso racional da água, em razão da falta de chuvas, do déficit hídrico e do crescente aumento no consumo. O conceito da campanha é “Então dê uma força pro amanhã. Faça uso consciente da água hoje”.
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, comenta como é sério o reflexo da estiagem e do calor na produção e na distribuição da água tratada. “Em períodos de estiagem, temos um volume menor de água nos mananciais, mas, por causa do calor, as pessoas naturalmente consomem mais. A conta não fecha”, explica. Bley conta que, em algumas regiões do Estado, o consumo aumentou 20% nos dias mais quentes.
O ser humano tem notado as consequências das mudanças climáticas de várias formas, especialmente, nas últimas décadas. A alteração no regime de chuvas, com enchentes e secas extremas cada vez mais frequentes, e períodos de frio e calor desregulados, com temperaturas muito acima das médias histórias, trazem fortes impactos justamente na água. Para lembrar disso e sensibilizar a população sobre o uso inteligente deste recurso é que surgiu a campanha.
O diretor-presidente explica ainda que o papel da população é essencial nesse processo. “É primordial que a responsabilidade pela preservação desse bem, que é finito, seja compartilhada. Às vezes abusamos um pouco, enchendo a piscina, lavando carro com água tratada, lavando uma calçada, coisas para as quais pode haver outras alternativas”, destaca Bley, lembrando que a água tratada deve ser priorizada para higiene e alimentação.
Segundo o diretor-presidente, a intenção com a divulgação do novo material é impactar positivamente a população que faz o uso do serviço da Sanepar. “Estaremos presentes na TV aberta com as principais emissoras do estado, e em oito praças diferentes. Além de rádio, veículos online e jornais.”
TRABALHO E INVESTIMENTO ININTERRUPTOS – A Sanepar monitora constantemente os níveis dos mananciais de captação de água, superficiais e subterrâneos. A estiagem prolongada, com um período de chuvas de pequeno volume desde abril, está reduzindo a disponibilidade hídrica e a capacidade produtiva de poços e ribeirões. Houve queda nos níveis desses mananciais em várias cidades. Os sistemas de água estão operando dentro da normalidade até o momento, mas a Companhia faz constante monitoramento, mantendo estado de alerta.
Siga estas dicas:
– Não se deve utilizar água potável para diminuir a poeira das calçadas, nem varrer resíduos
– Não se deve lavar veículos com água tratada
– Não se deve desperdiçar água enchendo piscinas
– Reduza o número de lavagens de roupa. Acumule as roupas e use a capacidade máxima da máquina de lavar
– A água de lavagem e enxágue de roupas deve ser aproveitada para outras atividades, como lavagem de pisos e calçados
– Os banhos devem ser rápidos: apenas cinco minutos de chuveiro consomem cerca de 70 litros de água
– É preciso redobrar os cuidados com a hidratação: água tratada deve ser priorizada para consumo humano e de animais domésticos, na alimentação e na higiene
– Feche a cuba da pia, deixando um pouco de água. Ensaboe toda a louça e enxágue com água limpa. Não deixe a torneira aberta durante todo o tempo
– Deve-se fechar a torneira enquanto se escova os dentes, se ensaboa as mãos ou se faz a barba: torneira aberta manda para o ralo 20 litros de água por minuto
– Prefira vasos sanitários menores, que utilizam menos água para a descarga
– Nas caixas de descargas acopladas, coloque dentro uma garrafa pet de 1,5 litro ou 2 litros fechada, com água ou areia. Com isso, a cada descarga, há uma economia de 1,5 l ou 2l
– Ao identificar qualquer possível vazamento de água na rede da Sanepar, informe diretamente a Companhia pelo telefone 0800 200 0115.