Participantes também receberão orientações sobre o reconhecimento de forma presencial. O atendimento será no dia 15 de agosto (sexta-feira), das 13h às 17h
A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) abriu nesta semana, em Paranavaí, o formulário de inscrições para o “Meu Pai Tem Nome”, campanha em prol do reconhecimento de paternidade com exame de DNA gratuito. Para participar, é necessário realizar inscrição prévia por formulário específico.
As inscrições se encerram no dia 11 de agosto. Moradores e moradoras de municípios vizinhos também podem participar.
Após o preenchimento do formulário, a equipe da DPE-PR entrará em contato para prestar informações e solicitar a documentação necessária. Nos casos em que for necessário realizar o exame de DNA, a Defensoria agendará a coleta com a família.
Os participantes também receberão orientações sobre o reconhecimento de forma presencial. O atendimento será no dia 15 de agosto (sexta-feira), das 13h às 17h, na sede da DPE-PR em Paranavaí, localizada na Rua Getúlio Vargas, 620, Centro.
Para participar do “Meu Pai Tem Nome”, é necessário que todos os envolvidos compareçam na data agendada e estejam dispostos a tentar solucionar a questão por meio de um acordo. Neste ano, o serviço passa a contar com uma novidade: o reconhecimento post mortem, quando o possível pai já faleceu. Nesses casos, pelo menos dois parentes precisam se disponibilizar a fazer o exame.
O reconhecimento também pode ser solicitado em casos de vínculo socioafetivo, em que a relação entre pai e filho(a) tem como base o afeto e a convivência, em vez da ligação biológica. A DPE-PR ressalta que não oferece o serviço para negativa de paternidade, ou seja, quando quem solicita o exame é o pai registral.
Outros municípios
A mobilização também ocorre nas cidades de Campo Mourão, Cianorte, Cornélio Procópio, Curitiba, Foz do Iguaçu, Ponta Grossa, Umuarama e União da Vitória.
Ação nacional
O “Meu Pai Tem Nome” é promovido pelo Conselho Nacional das Defensoras e Defensores Públicos-Gerais (Condege) e, neste ano, será realizado em mais de vinte estados brasileiros. Na edição anterior, em 2024, a DPE-PR realizou a maior ação de reconhecimento de paternidade de sua história. No Paraná, a campanha é executada por meio da Assessoria Especial para Mutirões de Atendimento (AEMA) e do Núcleo da Infância e Juventude (NUDIJ) da DPE-PR.