REINALDO SILVA
Da Redação
A Secretaria de Saúde de Paranavaí começou, nesta segunda-feira (6), a Campanha Estadual de Multivacinação, cujo público-alvo é formado por crianças e adolescentes menores de 15 anos. O objetivo é atualizar a situação vacinal, disponibilizando doses de todos os imunizantes do calendário nacional.
A coordenadora municipal de Imunização, Grazieli Neves, informou que as salas de vacina dentro das unidades básicas de saúde já estão abastecidas, portanto preparadas para receber a população. O único imunizante ainda não disponível em Paranavaí é a Covid Infantil.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), a campanha também pretende intensificar a imunização contra sarampo e febre amarela em pessoas com até 59 anos de idade, além de resgatar a vacinação contra HPV em adolescentes de 15 a 19 anos.
Números do Ministério da Saúde mostram que apenas duas categorias de imunização em Paranavaí alcançaram ou ultrapassaram a meta: a BCG e a hepatite B para recém-nascidos, com índices de 99,69% e 104,37%, respectivamente.
Entre as crianças com menos de 1 ano, a cobertura vacinal está abaixo de 90% para hepatite B (84,40%), DTP (84,40%), febre amarela (64,12%), pólio injetável (84,87%), pneumo 10 (88,30%), meningo C (82,53%), rotavírus (88,61%) e Covid (13,42%).

Foto: Arquivo DN/Ivan Fuquini
A situação é semelhante entre a população com 1 ano de idade. A maioria das vacinas segue com alcance menor do que a meta estipulada pelo Ministério da Saúde, como mostram os exemplos a seguir: hepatite A infantil – 70,05%; DTP (primeiro reforço) – 77,22%; tríplice viral (primeira dose) – 90,95%; tríplice viral (segunda dose) – 87,36%; pneumo 10 (primeiro reforço) – 83,31%; pólio injetável (primeiro reforço) – 85,49%; e varicela – 92,04%.
A lista completa está disponível em LocalizaSUS, uma plataforma de dados estratégicos de saúde distribuídos em diversos painéis par auxiliar nas análises, na formulação de políticas públicas e na avaliação de intervenções específicas na área da saúde. A atualização feita na tarde de segunda-feira (6) leva em conta as doses aplicadas até 31 de julho.
Dia D – A coordenadora municipal de Imunização informou que o calendário com a programação das salas de vacina será divulgado em breve, e salientou que 18 de outubro, um sábado, será o Dia D da campanha de multivacinação. A ação em todo o Paraná seguirá até 31 de outubro.
A iniciativa segue orientação do Ministério da Saúde e busca elevar as coberturas vacinais, ampliar o acesso da população à vacinação e reduzir o risco de reintrodução ou disseminação de doenças como o sarampo.