Na primeira etapa, a ação solidária beneficiou 12 entidades de Paranavaí
Texto: Ana Cecilia Paglia
Supervisão: Reinaldo Silva
Pensando em Natal sendo criança, apenas uma coisa importa: brinquedo. A alegria da criançada se resume aos presentes trazidos pelo Papai Noel, e em Paranavaí, o Serviço Social do Comércio (Sesc) é uma das organizações que contribuem para esses momentos, realizando diversos projetos sociais.
Na 16ª Campanha do Brinquedo, o Sesc Paranavaí é um instrumento fundamental para que crianças socialmente vulneráveis tenham um bom motivo para comemorarem a época de festas. “A gente tem inúmeros testemunhos de crianças dizendo que o único brinquedo que elas receberam no Natal foi da campanha. Então isso já faz valer todo o esforço”, relata Marcos Scoz, gerente da entidade.
Na primeira etapa, 12 entidades foram beneficiadas, mas a campanha segue até o dia 21, e mais instituições serão contempladas. Em 2023, 29 instituições receberam brinquedos. Em média, cerca de 3 mil itens foram arrecadados até o começo de dezembro, mas, segundo Scoz, a expectativa é que a proximidade com o Natal traga aumento de doações, o que possibilitará que novas crianças sejam agraciadas.
Scoz explica que a campanha envolve muitas pessoas e é um grande processo para que o brinquedo seja entregue à criança. Por isso, ressalta a importância do grupo de 10 voluntárias que realizam a triagem. Elas lavam os brinquedos, fazem roupinhas para bonecas, consertam peças estragadas e separam as doações para as instituições. O trabalho ocorre dentro de um contêiner localizado no pátio da entidade. Algumas voluntárias fazem parte do grupo da terceira idade do Sesc.
Mais do que apenas brinquedos, as doações carregam um gesto de solidariedade que transforma o Natal de milhares de crianças em Paranavaí e região.