(44) 3421-4050 / (44) 99177-4050

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Mais notícias...

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Compartilhe:
Palestra da Promotora de Justiça Priscila dos Reis Braga para 180 alunos em Imbituva, no dia 3 de novembro
Palestra da Promotora de Justiça Priscila dos Reis Braga para 180 alunos em Imbituva, no dia 3 de novembro

EDUCAÇÃO

Campanha do Ministério Público contra bullying nas escolas alcança cerca de 40 mil estudantes

A primeira edição da Campanha #MundoSemBullying do Ministério Público do Paraná contou com a participação expressiva de 37.178 alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental de 277 escolas de todo o estado. A iniciativa, coordenada pelo Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança e do Adolescente e da Educação do MPPR, foi promovida de 3 a 14 de novembro, com foco na prevenção e no enfrentamento do bullying e do cyberbullying no ambiente escolar.

A campanha teve o envolvimento de 136 Promotores e Procuradores de Justiça, que ministraram palestras para alunos da rede estadual de ensino de 184 municípios, com o objetivo de promover a reflexão sobre os impactos emocionais e sociais do bullying, estimular atitudes de respeito e empatia, apresentar os canais de proteção disponíveis e discutir a responsabilização dos autores dessas práticas.

“Os números reforçam a amplitude territorial da iniciativa e ilustram o compromisso das Promotorias de Justiça na difusão de informações qualificadas sobre prevenção e responsabilização em casos de bullying, evidenciando a importância da presença do Ministério Público nos espaços escolares”, destaca a Promotora de Justiça Beatriz Spindler de Oliveira Leite, responsável pela ação.

Segundo a Promotora, as ações envolveram estudantes com idades predominantemente entre 12 e 15 anos, faixa etária em que as situações de bullying costumam se manifestar com maior intensidade e exigir estratégias educativas e efetivas de responsabilização.

Data especial

A iniciativa integra as mobilizações em alusão ao Dia Internacional contra a Violência e o Bullying na Escola, instituído pela Unesco na primeira quinta-feira de novembro. A atuação preventiva e educativa do Ministério Público do Paraná busca assegurar o direito fundamental à educação em um ambiente seguro e surge diante do crescente número de registros de situações de bullying em escolas.

Números

De acordo com a pesquisa “Escola que protege! Dados sobre bullying e cyberbullying”, divulgada neste ano pelo Ministério da Educação, 39,1% dos estudantes de 13 a 17 anos, de escolas públicas e particulares, relataram ter se sentido humilhados por provocações de colegas ao menos uma vez nos 30 dias anteriores à realização do levantamento. Conforme o estudo, entre as meninas, o índice é mais elevado: 43,7% relataram ter sido vítimas, contra 34,4% dos meninos. Entre os adolescentes LGBTQIA+, as situações de bullying são ainda mais frequentes: 90% sofreram agressões verbais, 34% foram vítimas de violência física e 69% afirmaram que, ao procurar a escola para relatar os fatos, consideraram a resposta pouco ou nada eficaz.

Compartilhe: