Associação dos Portadores de Doença Especial dedica cuidados a pacientes com câncer, garantindo acesso ao tratamento e ajuda humanitária
REINALDO SILVA
Da Redação
O Sesc Paranavaí segue com a campanha de arrecadação de itens de higiene e cuidados pessoais em prol da Associação dos Portadores de Doença Especial (APDE). Até 31 de outubro, toda a comunidade pode contribuir doando sabonetes, xampus, condicionadores, cremes, lenços umedecidos e absorventes íntimos.
A ação é alusiva ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e à prevenção do câncer de mama. De acordo com o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), a doença ocupa a primeira posição em mortalidade de mulheres por câncer no Brasil – estima-se que a taxa seja de 11,71 para cada grupo de 100 mil habitantes.
A APDE assiste pessoas com câncer e garante acesso ao tratamento. Também presta ajuda humanitária, com entrega de alimentos e visitas para acompanhamento dos pacientes, envolvendo aspectos emocionais e laços familiares.
Diante da importância do trabalho da APDE e considerando a condição de vulnerabilidade das mulheres com câncer de mama, o Sesc Paranavaí promove a campanha de arrecadação anualmente.
Na edição de 2024, até agora, foram doados entre 150 e 200 itens, e o objetivo é ampliar esse número. Por isso, na próxima segunda-feira (28), um grupo estará no Supermercado Amigão do Jardim Ouro Branco das 13h às 17h em busca de apoio da comunidade. E como o Outubro Rosa está relacionado aos cuidados com a saúde, o dia também será marcado pela oferta de serviços gratuitos, como aferição de pressão e glicemia.
No último sábado (19), ação semelhante se concentrou no estacionamento do Gugão Atacado e Varejo.
Gerente do Sesc Paranavaí, Marcos Scoz explica que existem campanhas voltadas à coleta de alimentos e roupas, igualmente essenciais. Ao mesmo tempo, há pacientes que “não têm condições de comprar itens de higiene pessoal, desodorante, xampu, condicionador… Temos relatos de adolescentes que faltam na aula porque estão no período menstrual e não têm absorvente. Parece loucura, mas infelizmente é a realidade de muitas famílias”.
A iniciativa do Sesc Paranavaí pretende dar dignidade a essas pessoas. Quanto maior o volume de doações, mais pessoas serão atendidas e por mais tempo.
Interessados em contribuir podem levar os produtos até a unidade administrativa do Sesc, na Rua Edson Martins, 1.760, perto da Praça dos Pioneiros, de segunda a sexta-feira.