Campori deste ano tem como tema “Sábio e Fiel”, inspirado na história bíblica de José
Desde a quinta-feira (20), Paranavaí recebe no Parque de Exposições mais de 3 mil adolescentes, de 10 a 15 anos, de clubes de diversas cidades para o Campori, encontro anual dos Desbravadores da Região Norte do Paraná. O evento segue até o domingo (23) e nesse período são realizadas atividades físicas, espirituais, sociais e de convivência, reforçando valores como solidariedade, disciplina, amizade, fé e cidadania.
Segundo o pastor Udolcy Zukowski, o Campori funciona como uma grande celebração das atividades realizadas pelos clubes durante o ano. Os Desbravadores atendem adolescentes de 10 a 15 anos e trabalham semanalmente com estudo bíblico, atividades de saúde, desenvolvimento físico, intelectual e social. Apesar de ser organizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, o movimento é aberto a jovens de qualquer origem ou religião.

(Foto: Ivan Fuquini)
O encontro deste ano tem como tema “Sábio e Fiel”, inspirado na história bíblica de José. Ao longo dos cinco dias, os adolecentes acampam no Parque de Exposições, participam de reuniões musicais e espirituais, gincanas, concursos de ordem unida, fanfarra e desafios físicos. Teatros e mensagens bíblicas reforçam a importância de tomar decisões responsáveis, manter princípios e agir com integridade diante das dificuldades.
Para Udolcy, o diferencial do clube está em unir aventura, amizade e superação, três elementos que mais motivam os adolescentes. As atividades do acampamento são pensadas para desenvolver trabalho em equipe, responsabilidade social e fortalecimento espiritual. Ele ressalta, ainda, que o clube contribui para afastar os jovens de comportamentos de risco e estimular escolhas conscientes.
Como ação solidária, cada participante doou 1 kg de alimento, que será entregue neste sábado (22) e destinado a entidades assistenciais cadastradas pela Prefeitura de Paranavaí e também à Igreja Adventista.

Entre os participantes, o sentimento é de entusiasmo. Para Gabriely Silva, de Loanda, que está em seu o primeiro Campori, é a realização de um sonho. André, de 14 anos, destaca o impacto das mensagens espirituais e a convivência com jovens de diversas regiões do estado. Ambos reforçam que o ambiente é acolhedor, respeitoso e facilita novas amizades.
Quando perguntados sobre o que pretendem levar desta experiência para o futuro, os dois destacam os ensinamentos repassados:
“Os ensinamentos que recebemos aqui. Quero levar isso para minha vida e melhorar meus princípios”, diz André.
“Tudo que aprendemos com cada pastor, conselheiro e diretor é muito importante para o nosso crescimento”, reforça Gabriely.






























