Nada a ver comparar a TV do passado com a de agora – 1ª parte
Os enganos cometidos nos levam a bater na mesma tecla: não existem meios, condições ou ferramentas necessários que permitam comparar a televisão do passado com a de agora.
Antes, a concorrência se limitava entre duas ou três emissoras e mais nada.
Todo mercado publicitário tinha foco, atenção e verbas direcionados para a TV aberta. Depois vinham as rádios, revistas e jornais. Já há alguns anos deixou de ser assim.
Num piscar de olhos, em função do alto número de conteúdos disponibilizados, a disputa por resultados também se intensificou violentamente.
Diante disso e de outros tantos fatores é meio que escrever no gelo toda e qualquer tentativa de querer confrontar audiências, porque os dados de comparação são completamente outros. Assim como a forma de se produzir e montar grades de programação de TV nada têm a ver com as que por muito tempo existiram. Antes, qualquer erro de percurso era possível de ser corrigido em duas ou três semanas, no máximo, porque o mesmo público que inicialmente rejeitava, acabava voltando por falta de opção. Hoje é diferente. Temos sete redes de TV aberta, mais UHF, cabo, streaming, Youtube, TikTok, redes sociais e tantas outras alternativas de entretenimento oferecidas nos tabletes ou celulares. Buscar a fidelidade é um desafio diário.
Qualquer titubeada ou piscar de olhos, pode ter consequências definitivas.
Esta é a parte I de um assunto, que precisa ser colocado e ainda será desenvolvido nos próximos dias.
TV Tudo
Oitava temporada
Samuel Bernardo é o soldado Gerusita na 8ª temporada de “Reis – A Consequência” e que integra o exército do rei Talmai (Jorge Lucas). O ator vem de uma participação em “Travessia”, como Kaique, em cenas com Chiara (Jade Picon), mas suas maiores referências são mesmo do teatro.
Bernardo avalia sua entrada na superprodução “Reis” como uma “oportunidade de ouro”. A nova temporada estreia no próximo dia 17.
Geólogo
O ator Paulo Rocha está chegando à novela “Terra e Paixão”, da Globo, como o personagem Vinícius.
Trata-se de um geólogo contratado por Antônio (Tony Ramos), para estudar as terras de Aline (Bárbara Reis).
Ponto final
Depois de um ano de trabalho, Aguinaldo Silva terminou de escrever seu livro de memórias, em um total de 333 páginas.
Passo seguinte, publicar a obra, que certamente terá capítulos direcionados a “Roque Santeiro”, Dias Gomes, Daniel Filho, Paulo Ubiratan, Walcyr Carrasco, “O Sétimo Guardião”, saída da Globo…
O mundo nunca mais será o mesmo.
Jornalismo
Millena Machado está deixando o canal Empreender, do Grupo Newco. Depois de acertar com a alta direção, ontem à tarde ela comunicou sua saída ao pessoal da redação.
A princípio deseja continuar em Brasília mesmo. Se deu muito bem com a cidade.
Tirando da frente
Nesta quinta e sexta, a Band grava a final do “MasterChef Profissionais” nos estúdios da Vera Cruz.
A estreia já pode ser confirmada para o dia 19 de setembro.
Passo seguinte
Já no próximo dia 17, o pessoal do “MasterChef” volta a se reunir, desta vez para tocar os trabalhos do “Mais”. As gravações irão até o dia 4 de setembro.
E aí, férias (dos estúdios) para a companhia.
Na lista
Fora da Globo, mas muito disputada pelas plataformas de streaming, Alice Wegmann tem colocado a segunda temporada de “Rensga Hits!” entre suas prioridades.
O Globoplay pretende disparar os trabalhos no segundo semestre e, isso inclui, reconvocar todo o elenco.
Cuidado
A direção da Band está avançando nas necessárias providências do novo programa de todas as noites, mas usando de certa cautela para não pular etapas.
Há o desejo, quase desafio, de colocar no ar na primeira semana de agosto, mas, por enquanto, ninguém se atreve a cravar.
Quatro mãos
Thelma Guedes já iniciou sua jornada no roteiro de “Terra e Paixão”. E tem trabalhado muito, aliás! Desde já, é preciso destacar o acerto da Globo na escolha da autora para colaborar com Walcyr Carrasco.
Os roteiristas já foram parceiros em outras produções.
Divisão de tarefas
Walcyr, por exemplo, colaborou em novelas de Thelma e Duca Rachid, como supervisor. Existe, além de tudo, uma grande amizade e respeito.
Porém, a entrada dela, meio que sob encomenda, é para mexer com o universo da trama. Do contrário, não haveria sentido para essa convocação.
Há uma expectativa enorme em cima disso, mas, no ar, as mudanças ainda demoram um pouco.
Ibope 1
O adeus de Urias, personagem de Roger Gobeth, exibido segunda-feira na série “Reis”, atingiu recorde de audiência no Rio de Janeiro. Foram 8,5 pontos de média, pico de 9,1, e, pela segunda vez, o melhor share, ao marcar 12,4%.
Em São Paulo, média de 7 pontos, pico de 9,2 pontos e share de 10,2%. Vice-liderança isolada nos dois cenários.
Ibope 2
Também na segunda-feira, o “Cidade Alerta” e sua faixa local, ‘Cidade Alerta-SP’, apresentados por Luiz Bacci, registraram as melhores médias de audiência em oito meses. Atingiu 10,1 pontos de média, pico de 11 pontos e share de 15,8%, em seu horário, das 17h59 às 19h55.
No mesmo dia, o “Jornal da Record” também bateu recorde de audiência, em São Paulo, com 9,3 pontos de média, a maior desde 7 de novembro de 2022.
Bate – Rebate
· Izabella Bicalho concluiu em Cuiabá as filmagens de “Memória de Elefante”…
· … O longa de ficção, dirigido por Severino Neto, contou com vários profissionais locais.
· Eliane Giardini e Marcos Caruso chegam com “Intimidade Indecente”, dia 5 de agosto, no Teatro Renaissance, em São Paulo.
· Ainda do teatro, Ellen Rocche estará na peça “Quem vai ficar com o Juca?”, com estreia marcada para agosto no Balneário de Camboriú…
· … O detalhe é que Nicole Puzzi é uma das autoras.
· Juliano Laham aguarda o lançamento do longa “Quarta-Feira de Cinzas”, dirigido por Fabio Brasil…
· … Também no elenco, Flávia Espírito Santo, Raphaela Palumbo, entre outros.
· Ronnie Von sob os cuidados do departamento médico. Ontem, o programa da Rede TV! foi comandado por Léo Von, filho do apresentador.
· O programa “Metrópolis”, exibido pela Cultura, vai ganhar um documentário, em homenagem aos seus 35 anos de existência…
· … A ideia é apresentar este trabalho em agosto no cinema, com direito a convidados especiais e artistas.
· O capítulo de “Terra e Paixão” exibido segunda-feira foi recorde em São Paulo, com 29 pontos de audiência e 45% de participação.
C´est fini
Há um bom tempo na fila de espera, a série “Cangaço Novo”, com Allan Souza Lima, Alice Carvalho e Thainá Duarte, estreia dia 18 de agosto no Prime Video.
A produção conta a história de Ubaldo, um infeliz bancário da zona urbana de São Paulo, que de repente precisa enfrentar bandidos, assassinos, policiais corruptos e literalmente explodir pequenas cidades no nordeste.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!