Nada a ver comparar a TV do passado com a de agora – Parte 2
Voltando à questão que não nos permite mais estabelecer comparações da TV do passado com a de agora, torna-se necessário considerar outros fatores, como a oferta de trabalho para os grandes talentos em plataformas de streaming, o que não existia. E, junte-se a isso, como condição primeira, ter o aval comercial antes de iniciar qualquer produção.
Não havendo plenas condições de venda, esquece.
Num mercado tão competitivo, nem sempre os valores disponibilizados são suficientes para bancar os custos de uma produção. Por isso muita coisa deixa de ser feita.
Olha só a Globo! Antes, em se tratando do esporte, era tudo dela, até porque a exposição das marcas se espalhava em diferentes espaços da sua programação. Hoje não é mais tanto assim, embora ela ainda tenha em boa quantidade e qualidade.
Mas, ao mesmo tempo em que deixou de ser compensador ser dona de tudo, a sua audiência no PNT que em 2017 era de 14 pontos nas 24 horas; em junho deste ano fechou nos 11. Com certeza não foi fácil deixar escapar para as mãos da concorrência algumas dessas propriedades ou vê-las distribuídas em outros meios.
Passou a existir, não só na Globo, mas em todas, a necessidade de se amoldar à uma nova realidade. E ajustes pontuais o tempo todo têm que acontecer.
Ainda assim a TV aberta continua e continuará soberana, como sempre foi, já adaptada à uma realidade diferente da que existiu por tantas e tantas décadas.
Segue sendo a maior e melhor opção de entretenimento, onde o telespectador pode acompanhar, sem custo algum, muito jornalismo ao vivo, inúmeros programas de auditório, os maiores eventos esportivos do mundo, shows ao vivo, programas infantis e as diversas novelas espalhadas pelos principais canais, além do mais importante: gerando o maior número de postos de trabalho. Difícil ainda enxergar alguém no seu retrovisor.
TV Tudo
Na mira
Vanessa Giácomo e a Globo interromperam um contrato de exclusividade de quase 20 anos, após a novela “Travessia”. Ela está em “Chuva Negra”, série do Globoplay e Canal Brasil, e faz parte do elenco da inédita “O Jogo que Mudou a História”, também do streaming da Globo.
Dito isso, a informação, agora, que a atriz poderá ser anunciada, muito em breve, em uma das próximas novelas da HBO Max. Está no radar.
Placar de momento
A Bandeirantes está com um ananás na mão. A escolha do apresentador, aquele que vai formar dupla com Glenda Kozlowski, tem causado enormes preocupações.
Uma coisa é certa: não tem ninguém definido até agora. E o tempo comendo.
Duas situações
Otaviano Costa, que até aqui foi apresentado como uma das possibilidades, não será. Existe até uma conversa com ele, mas para um outro projeto.
Ou virá de fora, um alguém que ainda não existe, ou será o Zeca Camargo, mesmo contra a vontade dele.
Vale esclarecer
Emerson Sheik e Maurício Borges, o Mano, acertaram com o “Domingol”, do Benjamin Back, na CNN Brasil. Já estreiam domingo.
Mas nada que impeça nenhum dos dois de continuar trabalhando no SBT. CNN é paga.
Preocupação
O pessoal do “Fofocalizando” no SBT não consegue explicar essa fase ruim. Nunca os números foram tão decepcionantes. Importante saber onde está pegando!
Mesmo em se tratando de um programa do dono, é importante considerar que a casa tem uma nova vice-presidência, que está passando tudo a limpo.
Intimidade
Aliás, falando em vice-presidência do SBT, os mais próximos se referem à filha de Silvio Santos como “Dani Bei”.
E estão muito confiantes nas propostas da executiva, que tem comandado “mil reuniões” dentro e fora da emissora.
Websérie
A atriz e modelo Priscila Buiar esteve em novelas da Globo e da Record, marcou presença no teatro e cinema e também no streaming. Mas o “divisor de águas da carreira”, diz ela, foi a websérie “Stupid Wife”, uma adaptação do livro “Lembre-se de nós”.
A produção fez sucesso em mais de 35 países, soma mais de 45 milhões de visualizações no Youtube e muitos prêmios individuais. A atriz, aliás, grava agora uma nova websérie, “Marotos: uma História”, inspirada no universo de Harry Potter.
Desempenho
O trabalho de Ricky Tavares na próxima temporada de “Reis – A Consequência” tem sido muito elogiado, internamente.
A aposta da equipe é que ele será um dos destaques da edição. Ricky interpreta Absalão, um dos filhos de Maaca (Michelle Martins) e Davi (Petrônio Gontijo).
E segue
O ator Paulo Vilela, que volta à dramaturgia da Record na oitava temporada de “Reis – A Consequência”, já pode ser confirmado também na nona.
“A sucessão” é o título.
Previsão
Está previsto para segunda-feira o retorno de Ronnie Von ao seu programa da Rede TV!.
O apresentadora foi afastado por conta de uma virose.
Na Praça
Michelle Barros, jornalista, gravou ontem participação em “A Praça é Nossa” – quadro do João Plenário (Saulo Laranjeira).
Vai ao ar no dia 13.
Bate-Rebate
· Eri Johnson, no próximo sábado, estará com o espetáculo “Eri pinta, Johnson borda” no navio da MSC, pelos mares do Caribe.
· O ator Bruno Breve, recém-saído de “Travessia”, agora estreia o filme “Eulália”, de Igor Moreira…
· … Caio, seu personagem, trabalha em uma agência de crédito consignado, Mocap, e vive dando em cima de Eulália(Nina Frossi)…
· … A protagonista descobre que ele frauda contratos, mas, precisando de dinheiro para pagar o tratamento de sua mãe, fica tentada a cometer o mesmo crime…
· … “Eulália” terá pré-estreia no próximo dia 25, no shopping Downtown, Barra da Tijuca, Rio.
· Christina Rocha está encerrando a primeira temporada do podcast “Christina pode tudo” e já se preparando para a segunda.
· As gravações da nona temporada do “Bake Off Brasil” serão encerradas na próxima semana.
· Itatiba, em São Paulo, recebe filmagens da sequência do novo longa da “Turma da Mônica”.
· “Operações Especiais”, dirigido por Tomás Portella, estreia dia 8, às 22h30, no Canal Brasil…
· … No elenco: Cleo, Fabrício Boliveira, Marcos Caruso, Fabíula Nascimento, Thiago Martins, Antonio Tabet, Augusto Madeira, Adriano Saboia e Jonathan Azevedo…
· … Falando em Jonathan Azevedo, está quase um figurante em “Terra e Paixão”.
· Só falta assinar: Leão Lobo entra para o programa da Claudete Troiano na Rede TV!.
C’est fini
Diante dos novos tempos, a ordem, também nas emissoras de TV e plataformas de streaming é economizar – ou otimizar.
Razão pela qual a Globoplay pretende gravar, simultaneamente, a 2ª e 3ª temporadas de “Rensga Hits!”.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!