Também na TV, a Língua Portuguesa nos basta e atende em todas as necessidades
É importante falar bem sério sobre essa questão, por aqui já abordada, em se utilizar termos em inglês para definir cargos de trabalho, no nosso particular em funções mais importantes na TV.
Em primeiro porque a Língua Portuguesa é rica e, não por acaso, considerada uma das mais bonitas do mundo, com expressões capazes de atender com sobras quaisquer necessidades de se nomear alguém, assim como qualificar qualquer elemento, conceito ou situação. E, muitas vezes até, com mais de um significado.
Por essas e outras tantas é que não se faz necessário pegar nada de fora.
Diretor, por exemplo, já nos basta e com exatidão nos revela liderança, conduzir, administrar e controlar. Então por que essa insistência em CEO, General Director, CTO, Strategist…
É querer passar mais importância ou simples tentativa de enfeitar o pavão?
Quando se trata de empresas com bases lá fora, vá lá, porque existe um certo sentido, mas para as nascidas e criadas aqui, antipatias à parte, o esnobismo beira a constrangimento.
TV Tudo
Quer exemplo?
A CNBC, se anunciando como novo canal de jornalismo, em release distribuído há poucos dias, informou a contratação de Rafael Gomide, profissional conhecido do mercado.
E também deu a conhecer a sua função: COO – Chief Operating Officer. Não ria, por favor.
Ensaio
Os registros das marcas “Momento Vídeo Show” e “Vídeo Show Views” foram solicitados pela Globo. Processo em curso, à espera de suas aprovações.
Mas, por enquanto, é só isso. Não há nenhum outro movimento que indique para a volta do programa.
Complicado
Abertamente, porque manda o bom juízo, ninguém vai falar nada.
Porém, parte do pessoal do “Fofocalizando”, no SBT, tem feito críticas ao seu novo horário de exibição, com início às 16h30. Mais cedo, acham, renderia mais.
Vai ficar difícil
A Band acaba de fazer alguns cortes no seu jornalismo, que atingiram não só os demitidos, mas deixou os que ficaram à beira de um ataque de nervos.
O pessoal rifado pertencia à mesma equipe de plantão. Juntando os que estão de férias e os afastados com dengue, não sobrou ninguém.
Outra Band
André Luiz Costa, chefe do digital da Band, está comemorando a construção de um moderno estúdio multiplataforma, com ferramentas de Inteligência Artificial de última geração.
E que será integrado “a uma war room de dados do Google Trends”. Ainda segundo o André, é só o começo de uma série de novidades.
Recibo
Com uma plateia de convidados especiais, o “Caldeirão”, do Marcos Mion na Globo gravou um especial com Caetano Veloso e Maria Bethânia para exibição em abril.
Os mesmos dois, Caetano e Bethânia, que dia desses se apresentaram no “Fantástico”.
Precisa mexer
Na boa mesmo, passou um pouco da hora do “Caldeirão” ter uma identidade própria. Fazer coisas que só ele é capaz.
Insistir nessa pegada do mais do mesmo, com o passar do tempo, acabará causando desgastes e prejuízos que serão inevitáveis. A sua produção tem que ousar mais, sair da casinha. Não jogar tudo na conta do apresentador.
Sucesso
Eduardo Moscovis certamente fez um acordo especial com a Globo para viver o poderoso Quintino Ariosto Evaristo, dono de uma mineradora, na próxima novela das seis, “No Rancho Fundo”.
Isso porque ele continua com a turnê da comédia “Duetos”, ao lado de Patricya Travassos. Agenda cheia até 30 de junho, em Maceió.
Escalado
O ator Douglas Sampaio, campeão de “A Fazenda 8”, entra para o elenco da série “Reis”, na Record.
Foi chamado para o personagem Tabrimon, filho de Rezom (Nando Rodrigues).
Aniversário
“Reis” completa dois anos da sua estreia nesta sexta-feira, dia 22.
A primeira temporada foi dirigida pelo cineasta argentino Juan Pablo Pires. Leonardo Miranda pegou da segunda até a nona, quando se afastou para cuidar de “A Rainha da Pérsia”. Rudi Lagemann, o Foguinho, assume a partir da décima, que estreia dia 22 de abril.
Chamando atenção
O humorístico “A Praça é Nossa”, liderado por Carlos Alberto de Nóbrega, já está com seus programas inéditos no ar, pelo SBT.
Entre as suas novidades, já chama atenção a personagem Elvira Liza, uma podcaster, interpretada por Bibi Graça. Pra ela, só interessa o que viraliza! Um tipo bem atual, que vai ao encontro do que mais se fala em termos de internet.
Bate – Rebate
Ricardo Tozzi gravou o “Manhã do Ronnie” na Rede TV!, ainda sem data de exibição…
- … O ator, intérprete de Fabian em “Cheias de Charme”, também se prepara para o espetáculo “Ainda Dá Tempo”, com estreia dia 5 em São Paulo…
- Empresária e mãe de MC Gui, Claudia Baronesa será a entrevistada de Daniela Albuquerque no “Sensacional” desta quinta-feira, na Rede TV!…
- … Baronesa integrou os elencos de “Power Couple” e “A Fazenda”.
- Juliano Dip, repórter especial da Band, encontra-se em Portugal…
- … Mas, por causa da Festa de teatro do Alentejo…
- … Ele se apresenta com o espetáculo “Ubu Rei”, que faz desde 2021…
- … Esther Góes também integra o elenco da peça, mas não pode viajar por causa de uma participação especial em “Elas por Elas”.
- Sol Cortegiano e Naura Schneider dividirão a personagem Débora, em ”Reis – A Divisão”, na Record.
- Mais de 1 milhão de pessoas foram aos cinemas assistir “Farofeiros 2”…
- … Não por acaso, um dos seus responsáveis, Paulo Cursino, já está pensando numa “Parte 3”.
- Com Fabíola Ataíde, o espetáculo “Agreste”, dirigido por Everaldo Vasconcelos, terá apresentação nesta quinta-feira, a partir das 20h30, na Casa Rio, em Botafogo.
C´est fini
A produtora Coração da Selva colocou ponto final nas gravações de “Beleza Fatal”, novela da plataforma Max, estrelada por Camila Queiroz, Giovanna Antonelli, Camila Pitanga, Caio Blat, Herson Capri, entre outros.
Escrita por Raphael Montes, o mesmo de “Bom Dia, Verônica”, a estreia está prevista para o segundo semestre.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!