TV precisa se preocupar sempre e mais em preservar sua memória
A Record está às vésperas do seu aniversário. Serão 70 anos no dia 27 de setembro, como a mais antiga rede de televisão em atividade. E o que mais se lamenta é que, não só com relação a ela, mas o de praticamente todas as TVs, é que são tão poucos registros do começo.
Ou porque não houve esta preocupação ou, principalmente, por causa dos muitos incêndios que foram vítimas.
Só no caso da Record, nada ou pouca coisa restou do “Circo do Arrelia”, “Ginkana Kibon”, “Esta Noite se Improvisa”, “Astros do Disco”, “Alianças para o Sucesso”, “Show do Dia 7”, “Quem tem medo da verdade?”, “Família Trapo”, festivais e shows de artistas internacionais como Louis Armstrong, Sarah Vaughan e Marlene Dietrich, entre tantos outros.
Ou ainda os seus comerciais, a cargo das “garotas propaganda”, com Idalina de Oliveira, Wilma Chandler, Neide Aparecida e Neide de Oliveira.
Com a chegada do vídeo teipe ainda foi possível guardar alguma coisa, porque a maior parte, não só no caso da Record, mas como Globo e Band também, muita coisa foi destruída pelo fogo. É de se lamentar que uma parte importante de toda essa história se apagou e muito do tempo em que era preciso suar muita camisa para colocar qualquer programa no ar.
Felizmente inúmeras facilidades vieram a existir para que as futuras gerações possam acompanhar muito do que hoje é feito e guardado. E que as lembranças sejam tão boas como são as do início, infelizmente limitadas só na memória de tão poucos.
TV Tudo
21
Está marcado para 4 de setembro o início de atividades do novo canal 21, voltado para o esporte, do Grupo Bandeirantes e emissoras em São Paulo, Salvador e algumas outras cidades do interior paulista, do Rio e Minas Gerais.
Fernando Fernandes, Paloma Tocci e Lívia Nepomuceno irão apresentar alguns dos seus programas, além de outros ainda em fase de desenvolvimento.
Objetivo definido
Não há, de início, nenhuma pretensão dos comandados do diretor Denis Gavazzi em querer competir com nenhum dos canais esportivos já estabelecidos.
Ao contrário. A ordem é trabalhar dentro das possibilidades, criar bases seguras e crescer com o tempo. Tudo com muito juízo e pés no chão.
A propósito
Nada a contestar sobre a capacidade dos nossos canais de jornalismo.
Todos muito competentes e prontos a oferecer o melhor dos seus trabalhos. No entanto, cabe inverter a atual ordem dos acontecimentos: é preciso mais informação e menos falatório. Ou que, pelo menos, se observe um maior equilíbrio.
E por favor
Nada contra a boa análise quando o fato assim faz por merecer. Que sempre se acrescentem dados novos e se apresentem os mais diferentes pontos de vista.
Mas também saber o limite adequado e não se cometer exageros como os canais esportivos, por exemplo, cometem.
Estreias
Nesta segunda, além do “Melhor da Noite”, às 20h30, a Band terá a estreia do “Perrengue do Dia” na sequência.
Em relação à concorrência, mesmo com as dificuldades já levantadas, não deixa de ser uma contraprogramação.
Diversidade
O remake de “Dona Beija”, que na HBO Max se chamará “Dona Beja”, está alinhado ao necessário modelo de diversidade hoje observado em praticamente todo entretenimento mundial.
Ou seja, artistas negros ocupando papéis de protagonista.
Olha agora
Em “Dona Beija”, da Manchete, Maitê Proença e Gracindo Junior fizeram os papéis principais. Agora, em “Dona Beja”, serão Grazi Massafera e David Junior.
O mesmo procedimento que a série “Bridgerton”, com Regé-Jean Page e Phoebe Harriet Dynevor, e a exemplo de “Lupin”, com Osmar Sy, além de outras novelas e filmes.
Expectativa
Caio, personagem de Cauã Reymond em “Terra e Paixão”, em termos de conteúdo, não trouxe qualquer desafio para o artista. Como a trama possui ainda uns cinco meses pela frente, é de se imaginar que algo possa acontecer.
E se o Caio se transformasse no grande vilão da novela? A autoria até foi consultada sobre isso, mas, segredo em cima.
Vale esclarecer
Como toda as novelas da faixa da tarde, o SBT também está adequando a exibição de “Rebelde”. Afinal, são mais de quatro capítulos e tome “barriga” em cima disso. Um simples “bom dia”, às vezes, leva quase meio bloco.
Há um trabalho de edição, com o propósito de agilizar e tirar o que não compromete.
Uma obrigação
Há uma necessidade sempre de se ajustar as reprises de novelas antigas. No passado, entendia-se que quanto maiores fossem as suas durações, menores eram os seus custos. De certa forma, uma verdade.
Nos dias atuais, por exemplo, ninguém ia aguentar um canto do tuiuiú por 15 minutos ou mais.
Nova temporada
A quarta temporada de “Um Dia de Chef” estreia na sexta-feira, dia 1º de setembro, às 18h45 no Discovery Home & Health e no discovery+.
Os episódios inéditos da produção nacional acompanham o chef Emmanuel Bassoleil na tarefa de ensinar até os piores cozinheiros a prepararem pratos incríveis. Total de 13 episódios.
Bassoleil também está na equipe do “Top Chef” na Record.
Bate – Rebate
• A série “O jogo que mudou a história”, do Globoplay, já está com todos os seus trabalhos concluídos. Mas ainda não tem data de lançamento.
• Canal Brasil, por sua vez, marcou para o dia 25 a estreia de “Vizinhos”…
• … A série, produzida pela Cine Group, com direção de Luiz Eduardo Belmonte, tem as participações de Natália Lage e Otávio Muller nos papéis principais.
• Está rolando em Barretos/SP a tradicional Festa do Peão de Boiadeiro, sempre com grandes nomes da música sertaneja e também de outros gêneros – Alok, por exemplo…
• … E é para lá que a Globo envia Rainer Cadete, para gravações de “Terra e Paixão”.
• Se tudo correr como se espera, a HBO deve disparar as gravações de “Beleza Fatal”, sua primeira novela, agora em setembro…
• … Camila Queiroz, Camila Pitanga, Murilo Rosa, Caio Blat, Herson Capri e Giovanna Antonelli são alguns nomes do seu elenco.
• … Maria de Medicis vai dirigir. O texto de “Beleza fatal” é de Raphael Montes.
• Temporada de ajustes na programação da CNN Brasil ainda não terminou. As mudanças, em estudo, visam promover um crescimento em seus resultados…
• … Aliás, são cada vez mais insistentes os rumores sobre a mudança de endereço ou diminuição do tamanho de sua sede.
C´est fini
A diretora Amora Mautner está bem acelerada nas gravações de “Elas por Elas”, novela do Cassiano Gabus Mendes, escrita agora por Thereza Falcão e Alessandro Marson.
E já tem todo o seu elenco à disposição para os trabalhos em estúdios e externas. Estreia em setembro.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!