Por que nenhuma TV se atreve a voltar com os grandes festivais?
Em uma das últimas edições do “Programa de Todos os Programas”, com João Marcelo Bôscoli e Pedro Camargo Mariano como convidados, o tema, nem poderia ser outro, foi a nossa música popular.
E com revelações das mais interessantes, por exemplo, que, devido a fragmentação existente, hoje temos uma média de 50 mil lançamentos por dia. Nunca vai dar tempo de ouvir tudo, assim como muita coisa boa irá, lamentavelmente, se perder.
Isso tudo numa mesma conversa, que também nos fez lembrar dos grandes festivais do passado na Record e Globo, por iniciativas do Walter Silva – Pica Pau, dos irmãos Haya e Lafaiete Hohagen e Solano Ribeiro.
Eventos que eram realizados uma vez por ano, com as participações de nomes como Elis Regina, Chico Buarque, Roberto Carlos, Jair Rodrigues, Rita Lee, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Além de outros.
Um negócio tão sério, que movimentava torcidas e era disputado com tamanha seriedade e emoção, muito igual aos grandes campeonatos esportivos. Sérgio Ricardo, no meio de uma apresentação, irritado com as vaias, atirou o violão na plateia.
Então por que não voltar com eles? O impedimento do passado, que foi a exclusividade de alguns intérpretes, deixou de existir nos tempos atuais.
E algo que poderá vir a ser tão bom para a música, como para enriquecer e dinamizar a programação de qualquer televisão. Quem se habilita?
TV Tudo
Só um adendo
Se a televisão atual está se acostumando tanto a produzir remakes, talvez na falta de novidades para apresentar, vale lembrar que muita coisa boa foi feita no passado, também na área de shows.
Vale pesquisar.
Mundo doido
Esse nosso universo atravessa uma das fases mais delicadas. O streaming, por exemplo. São tantos players, que só na base de assinaturas, a maioria não vai se sustentar.
Pior, alguns já começam a abrir o bico.
Responsabilidade
É por aí que a TV aberta será, novamente, a válvula de escape e continuar servindo como melhor e mais conveniente opção.
Que se incentive, cada dia mais, a produção local e se diminua, ao mínimo indispensável, a compra de formatos.
Ação
Engana-se quem pensa que a dramaturgia da Record está voltada neste momento apenas para os trabalhos da série “Reis”.
“A Rainha da Pérsia”, próximo projeto, também já está com a sua pré-produção em curso.
Entre as quais
Os primeiros testes para a formação do elenco de “A Rainha da Pérsia” começaram a ser realizados. E algumas surpresas interessantes podem pintar por aí.
O texto, por outro lado, está bem adiantado e deverá ter um total de 50 capítulos. Ou algo muito próximo disso.
Visual
Priscila Ubba será Nebset, uma princesa egípcia, em “Reis” e o seu trabalho vai começar ainda nesta oitava temporada e se intensificar na próxima – A Sucessão.
Núcleo principal e relação direta com Salomão (Guilherme Dellorto). “Nebset é muito inteligente, atraente e geniosa e utiliza de seus atributos para alcançar os seus objetivos”, declara Priscila à coluna.
Tem dia
Aqui se falou que o “Programa do João”, do João Silva, filho do Fausto Silva vai estrear na Band em outubro. Faltava fixar a data.
Não falta mais. Será no dia 21, sábado, 22h30.
Detalhe
A direção da Band até chegou a pensar, mas desistiu da ideia de devolver o Teatro Itália, em São Paulo, tamanha a disputa de datas para a sua utilização.
A rádio Bandeirantes, ao contrário do que se desejava no começo, é que ainda não fez nada lá. Por que não reviver um “Balancê”, ao vivo, que foi grande sucesso na Excelsior? Rádio ao vivo, com público participando, é imbatível.
Valendo também
A Globo já declarou oficialmente que, salvo raras exceções, não vai mais pagar para atores e diretores ficarem em casa. Tudo indica que essa ordem irá se estender também para seus autores.
Nada de ficar três ou quatro anos de férias entre uma novela e outra.
Parceria
Luísa Arraes e Débora Lamm voltam a trabalhar juntas no espetáculo infantil “Suelen Nara Ian”, com reestreia neste sábado no Teatro EcoVilla Ri Happy, no Jardim Botânico, no Rio.
Elas fazem a direção da peça, que dá voz e representatividade às crianças ao falar sobre separação dos pais e diversidade familiar.
CNN Brasil
Um novo telejornal sobre política e economia vai estrear na CNN Brasil na hora do almoço.
Jussara Soares e Pedro Venceslau já foram contratados para ele. Começa no dia 18.
Bate – Rebate
· O Arte 1 promove neste domingo, 21h30, a estreia de “Histórias da Bienal”, com seis episódios de 30 minutos cada…
· … Apresentada por Gisele Kato, a série trata de questões fundamentais da arte que, desde a década de 1950, quando a grande mostra paulistana foi inaugurada, pautam reflexões e produções artísticas no país.
· O YouTube do “Provoca”, do Marcelo Tas, acaba de passar de 500 mil inscritos.
· A propósito, segunda-feira, na TV Cultura, o compositor, cantor e instrumentista Péricles será o convidado do “Roda Viva”.
· Ainda sem definir para que fim, série ou espetáculo teatral, a atriz Georgiana Góes está envolvida em desenvolver um projeto sobre agroecologia.
· Paramount+ está lançando uma campanha contra o racismo, com a participação especial do goleiro Aranha e de Paulo Vinícius Coelho.
· O ator Luciano Szafir vai apresentar o Instituto Formando Leitores na Bienal do Rio, que começa hoje.
· Nadja Haddad e Helô Pinheiro gravaram participação do “Programa Silvio Santos – com Patrícia Abravanel” que irá ao ar neste domingo.
· A transmissão de um jogo da Liga Saudita, neste sábado, será só uma pré-estreia do 21 como canal de esportes…
· … O pra valer será mesmo na segunda-feira, com o lançamento da sua programação.
· “Impuros”, série do Prime Video, terá dois episódios exibidos na Band, sábado, a partir das 23h30.
· “Batalha do Lip Sync”, quadro do “Domingão”, neste fim de semana, terá o duelo Luís Miranda x Tati Machado, mais a participação especial de Lady Zu.
C´est fini
É complicada a situação da Jovem Pan, inclusive com vários atritos internos, que só tumultuam ainda mais a ordem das coisas.
Já há quem se mostre tremendamente preocupado com o seu funcionamento no futuro. O que poderá ainda acontecer.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!