Jogos Olímpicos mostram que também é possível ter uma TV boa, bonita e mais barata
A Olimpíada, agora em seus momentos finais, deixa lições das mais interessantes, que certamente serão observadas em outros próximos grandes acontecimentos, esportivos ou não.
Para a televisão em particular, uma vez mais ficou demonstrada a importância de contar com bons jornalistas em suas equipes.
No caso de Paris, o preço nas alturas de lá e toda uma logística complicada, entre o que seria necessário gastar em estadias, transportes e diárias, principalmente, também foi fundamental a decisão de deixar narradores e comentaristas fazendo seus trabalhos no Brasil.
Só os repórteres viajaram e o prejuízo ao trabalho foi nenhum. Ao contrário, tudo funcionou perfeitamente, revelando que, consideradas as disponibilidades dos tempos atuais, não existe mais a necessidade de deslocar tanta gente, porque nada irá se alterar no resultado.
A Globo ainda se deu ao luxo de um certo exagero, mas pela Cazé só viajaram Fernanda Gentil, para a França, e Pedro Scooby ao Taiti. E foi tudo de muito bom tamanho.
TV Tudo
E o detalhe
A possibilidade de medalhas, com brasileiros envolvidos, é uma final de campeonato, daí as audiências muito boas conquistadas na ginástica, surfe e mesmo no vôlei, praia ou quadra.
Mas também valem como aviso. As TVs precisam voltar mais atenção para esses esportes.
Falando nisso
Ainda sobre Olimpíada, os atletas brasileiros conquistam cada vez mais espaço também na internet, de acordo com dados da Taboola, líder global em recomendações de conteúdo para a open web.
A ginasta Rebeca Andrade foi a que mais cresceu em popularidade, acumulando 3 milhões de visualizações nos últimos 45 dias. Logo em seguida, Rayssa Leal e Gabi Guimarães, com 1.1 milhão e 893 mil visualizações cada, respectivamente.
Indiscutível
A cada rodada do Brasileirão em curso, se evidencia mais o erro da Globo em não contar mais com os serviços da Central do Apito.
Parece castigo. Em quase todos os jogos existem problemas com a arbitragem e/ou VAR.
Muito bom
Sobre comentaristas de arbitragem, o trabalho do Sálvio Spínola, hoje na Amazon, tem que ser exaltado e reconhecido.
No microfone, ele atua como se ainda estivesse apitando. Decide na hora. Não espera replay e nem VAR. E raramente erra.
Promete
A chamada institucional de “Mania de Você” revela todo desejo da Globo em mostrar que ainda sabe fazer novelas. As imagens são belíssimas e, internamente, o trabalho do diretor Carlos Araújo é dos mais elogiados.
Dá toda pinta de um novo sucesso do João Emanuel Carneiro. Estreia em setembro.
Pela ordem
As sabatinas da Record, no “Balanço Geral”, a partir da semana que vem, começam com José Luiz Datena na terça, 13, e se encerram na sexta, 23, com o candidato Pablo Marçal.
Tabata Amaral, Marina Helena, Guilherme Boulos e Ricardo Nunes serão nos dias 15, 16, 20 e 22, respectivamente.
Novo quadro
A partir desta sexta-feira, o “Live CNN”, jornal das manhãs da CNN Brasil sob comando de Elisa Veeck, passa a contar com o quadro “CNN POP”, apresentado por Mari Palma.
Como proposta, repercutir os assuntos “pop” mais quentes, amarrando tudo que foi notícia no universo do entretenimento e sugestões de filmes e séries.
Grande perda
Os mais antigos de Globo estão lamentando a perda de Ana Maria Magalhães, a Mammy, considerada uma das maiores produtoras de arte da TV brasileira.
Ela foi encontrada morta, domingo, por familiares.
Desligamento
A executiva Simone Oliveira deixou o Grupo Globo. Foram quase 15 anos dedicados à Globo Filmes e participação no processo de mais de 300 trabalhos.
“Como nos filmes, toda história tem seu fim… Que a Globo Filmes siga produzindo histórias para todos nós!…”, escreveu ela.
Reportagem
O jornalismo terá sempre um espaço muito especial no “Domingo Record” que vem aí, com apresentação de Rachel Sheherazade.
Exatamente por isso, as repórteres Lívia Zuccaro e Lorena Coutinho passam a ser exclusivas do programa.
Bate – Rebate
· Sobre a turnê de despedida de Gilberto Gil, vale dizer que a direção de musical será de Bem Gil e José Gil…
· … A artística, aí, sim, do ex-Globo Rafael Dragaud.
· Marcado para 31 de outubro o lançamento do longa “A Vilã das Nove”, com Karine Teles, Camila Mardila, Alice Wegmann e Antônio Pitanga.
· Apresentado por Adriana de Barros, nesta sexta-feira, o “Mistura Cultural” recebe o cantor Samuel Rosa, ex-integrante do Skank, que lançou recentemente seu primeiro álbum solo…
· … O programa pode ser acompanhado, a partir das 19h, no Youtube, Facebook e Spotify da TV Cultura, além da Rádio Cultura Brasil, que tem uma versão exclusiva aos sábados.
· O SBT, amparado pelos números, cancelou a reprise da novela “A Caverna Encantada” para a Grande São Paulo, no dia de ontem.
· Não seria exagero afirmar que a equipe do “Tá na Hora”, que havia perdido espaço em SP, comemorou a decisão.
· Joaquim Lopes é outro nome fechado para “Praia dos Ossos”, série da plataforma Max…
· … O ator, que nos últimos anos, vinha se dedicando à carreira de apresentador.
C´est fini
Nesta sexta-feira, 10h, vai ao ar, ao vivo, o último programa “Vou te Contar”, que marca a despedida de Claudete Troiano da Rede TV!.
Foram quase quatro anos de exibição.
Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!