ADÃO RIBEIRO
Advogada estabelecida em Paranavaí, Daiane Lahis é candidata a deputada estadual pelo Progressistas. Ela visitou a redação do Diário do Noroeste ontem e falou sobre as prioridades. No topo da lista está a saúde, com foco também na educação, segurança pública, infraestrutura e desenvolvimento regional.
A postulante entende que é preciso fazer um trabalho conjunto. Cita que a região deva se unir em prol da saúde. Um dos caminhos é melhorar a estrutura para atendimentos de baixa e média complexidades nos municípios, deixando a Santa Casa para os casos de alta complexidade, ou seja, mais graves. (A Santa Casa é filantrópica e de interesse público, já que a maioria dos pacientes é do SUS.)
Daiane Lahis também se propõe a debater fontes de financiamento e aposta na parceria com o deputado federal Ricardo Barros, atual líder do Governo na Câmara dos Deputados, para viabilizar recursos. “Ele sempre tem feito”, reforça.
Desenvolver o atendimento oncológico também é prioridade, avalia, já que os pacientes hoje enfrentam a grave doença e ainda sofrem com deslocamentos para outros centros.
Mas, a saúde é apenas uma das preocupações. A educação igualmente necessita de um olhar especial, sobretudo, em tempos pós-pandemia de Covid-19, doença que afetou o mundo e paralisou as escolas por longo período, embora houvesse atividade remota. Ela propõe a valorização dos professores e um amplo diálogo para recuperar o tempo perdido.
O turismo também merece um olhar especial. Ela cita o potencial da região, impulsionada por Porto Rico, Porto São José, Porto Maringá e outros locais. Para fomentar ainda mais o setor, concorda que o Noroeste precisa integrar profissionais da infraestrutura e do turismo, fazer o debate e elaborar um grande projeto é o desafio proposto.
A candidata falou ainda sobre política, mobilização regional e sobre a missão de pedir votos na condição de candidata nova e sem os mesmos apoios de postulantes tradicionais. Portanto, ouvir as pessoas é o caminho, insiste. A entrevista completa está no site do Diário do Noroeste.
Acompanhada de apoiadores, a candidata visitou o DN ontem